Luz: ilumina e encandeia

Todos necessitamos de uma luz - isso em todos os sentidos. A luz beneficia inclusive os que não enxergam. A luz é transcende a luminosidade em si. A luz pode ser um sentimento, a verdade, a solidariedade, a fraternidade, a mudança, a coragm da altivez e, claro, a liberdade.

A luz é uma benção de Deus, uma dádiva, um prêmio, com complemento imprecindívelà vida. Agora, ela em todas as suas formas, utilizada em excesso, não ilumina, encandeia. Um penador, acho que Pacal, disse que luz em excesso afeta a mente.

As pessoas acham que a luz é apenas um bem gratuito e que, portnto, nao se deve cuidar dela. É um erro, a luz requer cuidados. Não só porque pode parar de iluminar, mas porque, repito, encandeia se usada em excesso. Dizia Madre Teresa de Cacutá: "Para manter uma luz acesa é preciso estar constanteente colocando óleo nela".

Há que se destacar que a luz nao se inventa, ela é autônoma, não é propriedade de eninguém. A brilhante escritora Edith Warthon foi muito feliz numa reflexaão: "Existem dois modos de propagar a luz: ser a vela, ou o espelho que a reflete". Uma verdade abssal.

Não nego que existem algumas exceções, pessoas que conseguem gerar luz, pessoas que são comoaquelas que fazem jus ao que disse José Marti: "Os homens são como astros; alguns geram sua própria luz, enquanto outros reflete o brilho que recebem".

Adoro uma frase de Mantezaga sobre ter med da luz (verdade): "Daluz fogem apenas os escaravelhos, os ladrõese os ignorantes" No mais luz mesmo era a de Jesus, Ele disse: "Eu sou a luz do mundo". E nao cusalembrar: a uz tanto ilumina como encandeia. Épreciso parcimônia em relaçao a luz. Com toda certeza. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 12/08/2017
Código do texto: T6081477
Classificação de conteúdo: seguro