Quem derá fosse facil

Todo mundo sabe que não é fácil se relacionar com alguém. Ninguém diz isso, deve ter ouvido algo assim antes, mas se lhe disseram ao contrário, saiba, lhe mentiram, e provavelmente não fazia a mínima ideia do que é um relacionamento de verdade. É nas dificuldades que os casais crescem ou caem de vez.
Todo obstáculo na relação é uma chance de superação, individual e também como casal. As reticencias vão cautelosamente se tornando virgulas, até chegarem ao status de pontos finais que nos preparam para o próximo parágrafo.
Esperar que tudo seja extremamente fácil é idealizar, planejar e esperar no outro o que você gostaria que ele fosse e não é bem assim que as coisas funcionam. O caminhar juntos mesmo com eventuais tropeços, é o que dá o ponto de partida nos relacionamentos, é o que desencadeia um relacionamento de verdade.
Esquecer as chaves, comer o último pedaço de bolo guardado na geladeira, chegar atrasado em compromissos ou mesmo falta-los, ter medo de baratas, errar a quantidade de açúcar no chá, queimar a pipoca ou mesmo o arroz, roncas, falar enquanto dorme, esquecer datas, tudo isso são detalhes simples que estão em um patamar similar das pequenas falhas que tornam-se grandes degraus, provocando atritos.
Somos humanos e jamais deixaremos de ser. Fantasiar e buscar incansavelmente a perfeição é a negação de humanidade do outro. Sinceramente, é estar preso em algo, na relação somente consigo mesmo e mais ninguém.
É preciso aprender a respeitar a individualidade e com certeza essa é a tarefa mais difícil. Há a ridícula ideia que cada pessoa deve se tornar o complemento do outro, algo lindo de se ver nas letras de música e nos mais belos poemas mas que torna-se um martírio na vida real. Essa ideia em meu ver é um equívoco, pra mim, não preciso de complemento preciso de alguém que me faça transbordar.
A ideia de relacionamento é que cada um é um ser. A aquela parceria de uma relação só existe com acordos que respeitam a individualidade e não a façam uma obrigação de ser tampa de panela ou metade de laranja.
Uma relação saudável deveria ser aquela que lhe faz crescer, ambos na verdade, faz com que os envolvidos sintam-se bem e à vontade para realmente se conhecerem nas suas individualidade e que apoiem um ao outro, independentemente de discordarem ou não daquilo que se é desejado, e compreender que nem sempre o sonho dele vai ser o sonho dela, e tudo bem ser assim, gostoso quando se entende isso.
Por isso, relacionamento é um exercício de amor ao próximo, talvez uma das mais belas formas de amar. E não se deveria entrar em um sem estar disposto a permitir que exista outra pessoa de verdade nele. Sem estar com a casa arrumada e disposta a mudar a decoração.
Elisa Strubb
Enviado por Elisa Strubb em 14/08/2017
Código do texto: T6084013
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.