Seo Zé e o proverbio Árabe

Seo Zé e o provérbio Árabe

Daí o Zé Mané fala; ″. agora sim, agora vai..″. E o Seo Zé ouvindo a conversa ao lado, dignou-se apenas a refletir... ″Pai, perdoe-os, eles não sabem o que dizem″. Havia alguns amigos no buteco, debatendo sobre política, e facilmente percebia-se a inocência destes; ″... quando sair o fulano e entrar o sicrano será bem melhor... ″ Ainda viajando na conversa dos amigos, Seo Zé sorriu. Soou idêntica a música de Duduca e Dalvan. Pensou; ″.. eita espinheira danada″ essa nossa vida. E pôs-se com boa vontade a explicar as coincidências da vida.

Começou com um provérbio Árabe; ″... tudo que acontece uma vez pode nunca mais acontecer, mas tudo que acontece duas vezes, acontecerá certamente uma terceira...″ Percebendo as feições dos Zés, articulou seu melhor vocabulário, para deixar o mais transparente possível sua intenção. E logo após o ditado, nada melhor que Duduca e Dalvan. Enfatizou a estrofe da música que um deles acabará de citar;... quando sair o fulano e entrar o sicrano será bem melhor... Há anos, décadas, eleições uma após outra, temos que esse novo político será uma pessoa justa. E há anos, décadas e tantas eleições depois continuamos a ver navios. Ou seja, estamos acreditando em miragens, imaginando que desta vez, encontramos o verdadeiro salvador da pátria. Foi assim com o caçador de marajás, com nossas magníficas forças armadas, com Lula, operário do povo, com nossa ex-presidente, e vai ser assim por muito tempo. Lembra o provérbio Árabe?

″... tudo que acontece uma vez pode nunca mais acontecer, mas tudo que acontece duas vezes, acontecerá certamente uma terceira...″

Mas por que há então países tão desenvolvidos e nós não, perguntou um dos Zés?

Fácil disse Seo Zé e pôs-se a explicar; lá a população não crê na fada do dente. Acreditam que as fábulas existam, mas apenas para ilustrar, como as pessoas devam agir. Quer dizer, para quê um país de primeiro mundo goze deste status, toda população deve ajudar. O salvador da pátria é a coletividade. Pensar em conjunto e no beneficio de todos. Seus políticos, não têm os salários absurdamente altos como os nossos, não tem auxilio gasolina, telefone, passagem aérea para cônjuge, plano de saúde especial, aposentadoria diferenciada e muitas outras benesses descabidas. As leis são feitas para todos os cidadãos, políticos, garis, professores, tocadores de sanfona e outros, não há distinção. As fábulas são apenas para ilustrar que a união faz a força, e não para esperarmos o Robin Hood. Estilo aquela, uma andorinha só não faz verão, ou, um passarinho sozinho não apaga o fogo na floresta, mas se todos fizerem sua parte... Eis que a utopia se tornará realidade.

Então Seo Zé disse algo interessante, a presidenta foi, o vice se tudo correr como o esperado vai, é outro réu na lava jato. E estão pintando uma pessoa para ser o novo salvador, não devemos outra vez acreditar de novo que;... quando sair o fulano e entrar o sicrano será bem melhor...

Precisamos sim crer que; ″... Enquanto DEUS me der à vida levarei comigo espera e fé....″, fé que podemos todos mudar esse país, é só darmos as mãos. Afinal somos fortes juntos.

E ao final da conversa, um Zé conhecido como ″Jair Borsa″ narrou; ″... comigo as coisas serão diferentes é só dar uma chance...″ Mais uma vez?

Quem ainda lembra o provérbio Árabe?

Paulo Cesar

Paulo Cesar Santos
Enviado por Paulo Cesar Santos em 15/08/2017
Código do texto: T6084761
Classificação de conteúdo: seguro