Lagarta ou Borboleta?

A vida gosta de nos surpreender e parte do pressuposto daquela teoria que toda mãe tem de quê: “O leite só ferve quando você sai de perto”. E realmente vejo lógica, quando você está do lado do fogão e concentrada ali, passa 10, 15, 20 minutos e nada... Aí você se distraí por 5 segundos com uma mosca que passou, o suficiente para o estrago todo. E a vida obedece essa lei. Enquanto estamos ansiosos esperando, nada move-se do lugar. E se de todas as formas esquecer e deixar de lado, tudo VAI TRANSBORDAR.

Lembro de há algum tempo atrás ficar esperando o telefone em casa tocar, ansiosa, e ele nunca tocava, quando me envolvia com outras coisas, e nem perto estava, quando literalmente me desligava dele, tocava. Hoje, não espero mais ele tocar em casa, é um pouco pior, tenho ele sempre à mão. E pior ainda, agora tem e-mail, Snapchat, Facebook, Instagram, Whatsapp... O celular nunca sai da mão, ou seja, a neura andando para todo canto comigo. E aí o leite não ferve...

O fato ainda pode piorar, pode esbarrar no ex-namorado, na amiga falsa, no canalha que tentou lhe iludir, naquela companhia que agora não faz mais falta. Então, ajeita o cabelo, verifica o batom, os borrões do rímel ou delineador, verifica o perfume, parecendo linda e casual. Assim as chances multiplicaram de encontra-los no barzinho, ou mesmo na rua. Esqueça baby. Sabe quando encontramos esses seres?
Quando estamos sem make, cabelo detonado, roupa bagunçada e sem perfume, toda largada, aquele dia em que você só queria estar na cama descansando. Aí sim, certeza você vai cruzar com essas pessoas.

Hoje muitas mulheres desejam engravidar e passam anos e anos tentando. Conheço amigas que tentaram por anos e literalmente quando desistiram, engravidaram. Ou mesmo, tenho uma amiga que se dedicou muito a ter o corpo perfeito, linda e sarada. Quando estava toda glamorosa, nem mesmo passando pela ideia de ficar grávida: eis que engravidou. E assim, são várias mulheres. Enquanto, o desejo de ser mãe está ali, distinto em sua mente, dificilmente realizará, quando ela desistir, se desligar desse sonho, logo ele se realizará.

Da mesma forma que, se quiser engravidar, não fique doida desejando e contando o período fértil. Lembre-se: o “destino” nos prega várias peças, então, viva mais e prepare-se, mas prepare-se sem afobar-se e sem ficar correndo atrás alucinada dessas vontades. Viva! Viva cada momento como sendo o único e não guarde nada para depois, o depois podes não chegar, e na maioria das vezes mudamos as rotas.

Simplesmente, vá com calma, sem pressa, tudo tem seu momento, tudo tem seu tempo. E na maior parte da vida, não são quando queremos. Na verdade, nunca são. Às vezes desejamos tanto que nunca teremos. Precisa aprender a confiar! Relaxar! Ser muito mais tolerante, tolerar as demoras, os atrasos, a comida não tão agradável, até mesmo as companhias não tão interessantes assim. Aprenda algo simples e muito essencial: não crie expectativas.

O bom dos detalhes, é que são indispensáveis e são eles que faram aquele jantar ficar emocionante, aquela nova mensagem ser no momento mais conveniente, aquele bolo ficar maravilhoso, o beijo enfim, o mais saboroso. E nunca notamos esses pequenos detalhes. Sabe por quê? Simples, expectativas!

A parte mais bela de ser borboleta é poder voar. E acredite, há pessoas que preferem ser lagartas pela falta de paciência em seguir os ciclos. Destrói seu próprio casulo antes do tempo e saiba, jamais vai aprender a voar...

Eu prefiro seguir os ciclos, cada um deles. Anotar cada momento e passar lentamente por cada trecho de minha caminhada, até enfim, desmontar meu casulo e por fim, voar. Voar livre e tendo a certeza que esse momento vai valer cada trecho, cada momento de paciência, cada belo detalhe, até mesmo aqueles que não desejaria lembrar – principalmente esses na verdade.
Elisa Strubb
Enviado por Elisa Strubb em 17/08/2017
Reeditado em 17/08/2017
Código do texto: T6086611
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.