Otimista realista e pessimista

Parecem três amigos que vivem juntos em todas as veredas por este vasto mundo. Cada um com suas característica próprias, suas atitudes diante do embate que a vida os impõem. Mas não podemos dizer que cada um vive totalmente certo que faz o correto. Como personagens desse jogo da vida somos um pouco de cada um. A perspectiva de um olhar atento a vida é o que nos mostra se somos um dos três.

Filhos mimados que recebem tudo que pedem aos pais terão mais sofrimentos quando seus desejos não forem atendidos, ou quando sofrerem uma decepção no amor ou compreenderem que as pessoas serão ingratas com consigo. Os realistas terão um pouquinho mais de sorte, já os otimistas entrarão em pânico e poderão atentar com a própria vida quando forem privados de sua felicidade. Semana passada apresentei um poema de Augusto dod Anjos aos meus alunos chamado' Versos íntimos. Apresentei e fiz uma leitura dramática. Vi que eles fizeram cara de espanto quando o eu-lírico diz que a ingratidão como pantera é uma companheira inseparável e que nós seremos vítimas das pessoas que amávamos e beijávamos.

Ser pessimista não tem sido uma boa opção de vida, mas ajuda nos labores diários, pois filhos quando crescemos sabendo o que a vida nos prepara teremos mais maturidade, ou como ouvi recentemente que a zona de conforto gera inércia sem crescimento intelectual ou emocional, já os confrontos nos faz evoluir e os que não tiverem um pouco de pessimismo nunca adquire maturidade.

Prof. jerônimo