Ter pressa

A pressa...

Outro dia, tocava uma música do Lenine e pude ouvir o seguinte trecho: "...enquanto o tempo acelera e pede pressa, eu me recuso, faço hora, vou na valsa ... a vida é tão rara..."

A vida é tão rara e tem passado desapercebida diante da pressa do cotidiano.

Começamos o dia já preocupados com a rotina, com a hora de chegar no trabalho, com o trabalho da faculdade pra entregar, nos preocupamos com o trânsito e tempo que perdemos tendo que esperar.

Nos preocupamos. Esperamos, sem esperar na verdade, pois se dependesse de nós, se tivessemos o controle total de nossas vidas, usaríamos aquele botão que acelera ou até pula as cenas. Anteciparíamos o salário, o diploma, o fim do exaustivo dia de atividades. Pularíamos os momentos tristes, chatos ou desnecessários, e claro, nesse "adiantar" perderíamos momentos de aprendizado e crescimento.

Nos preocupamos tanto e inútil é, acharmos que com essa pressa de fazer acontecer as coisas darem certo, vai funcionar como ensaiamos em nossas mentes, esquecendo que, como já dito por Sófocles "o raciocínio e a pressa não se dão bem" ou Heródoto "a pressa gera o erro em todas as coisas", ou ainda Jesus "não andeis ansiosos por coisa alguma."

Mas qual motivo de tanta pressa no mundo? Não sabemos esperar.

Se o semáforo está fechado não esperamos abrir e arriscamos a vida por alguns poucos segundos de "vantagem" a frente do outro. Mas que vantagem há em ter pressa? Em chegar primeiro, em fazer antes, em alcançar o topo mais rápido?

Alguns têm se formado, construído carreira de sucesso e constiuído famílias aos 20 e quando olhamos para esses pensamos que estamos atrasados, ficamos para trás e a pressa por chegar lá tão rápido nos faz deixar passar a valsa e não percebemos que a vida é rara e tem passado diante de nós a uma velocidade assombrosa. Ela tem fugido de nós, por medo de que a pressa por ganhar o mundo nos faça perdê-la.

Porém, tampouco devemos perder tempo, afinal ele é limitado, rápido e volátil.

Então quando for o momento, e você saberá quando chegar, agarre as oportunidades. Faça a faculdade, arrisque um novo emprego ou novo relacionamento, agarre a chance e faça acontecer, sem pressa afinal, tudo acontece no seu tempo, mas com determinação.

Doe-se calmamente pelo que deseja alcançar, sem a ganância de querer obtê-la depressa e a qualquer custo.

Que possamos descansar e não ser tão ansiosos e apressados, a vida acontece lentamente.

Tenha calma e espere.

"O maior erro é a pressa antes do tempo e a lentidão ante a oportunidade." (Provérbio Árabe)