CHORO NA CASA DOS FRIOS

CHORO, NA CASA DOS FRIOS.

Cidadão honesto, pobre, trabalhador. Por ironia estava a serviço de um escritório de advocacia. O crime por ele cometido? Ter nascido negro e ser confundido com um assaltante neste país que, cinicamente, propaga aos quatros cantos praticar modelar democracia racial. Ele foi vitimado pela FRIEZA DA CASA DOS FRIOS, que além de comerciar produtos importados também exporta e comercializa, de forma gratuita, racismo, preconceito e humilhação às pessoas pobres e negras . A porta voz daquele estabelecimento não tergiversou: -“aquele procedimento (deprimente e humilhante) é padrão quando se desconfia de alguém ser marginal, ladrão. Só não teve a coragem de admitir cínica e publicamente. Pré requisito maior: ser negro... O cometimento “padrão” por parte daquela empresa pouco se importa com a dor causada ao cidadão seja de qualquer cor, aos filhos , aos familiares. Ao conceder entrevista o cidadão vitimado veio a chorar diante das câmeras, arrasado pela humilhação sofrida, expondo sua indignação, sua vergonha após ser tratado daquela forma infame. Para aqueles que discriminam uma pessoa pouco importa, pois jamais imaginarão o transtorno físico e psicológico causado no discriminado. Em tempos remotos seus antepassados foram escravizados, feridos, vergastados, dilacerados em sua dignidade humana, marcados por cicatrizes no corpo e na alma. Hoje a classe dominante, da qual essa empresa é lídima representante, já não pode repetir atrocidade física praticada por seus remotos avoengos nos homens escravizados. No entanto o chicoteiam na alma e no íntimo, ao expô-lo, ao execrá-lo daquela forma à suprema humilhação na porta daquela Casa. Invocar a aplicação da llei contra o Racismo, essa lei chinfrim, resolve? Quase nunca pune o agressor, indiferente ao dano causado. Claro. Só sabem a profundidade e a dor sentida pelo preconceituado, é aquele que sofreu na pele e no corpo e no íntimo de sua alma esse nefasto e profundo vilipêndio. Infelizmente, os fatos e atos racistas estão se repetindo com frequência extremamente perigosa em nosso país. Vamos aguardar os desdobramentos desse acontecido em favor deste Senhor injustiçado. Está na hora de nós, negros, passarmos a boicotar empresas que assim agem. Teremos de adotar algo em nosso favor ante à anacrônica medida, só assim inibiremos a contumácia dessa atitude mesquinha! Isso acabará com o racismo? Nem tão cedo. Mas servirá para reflexão daqueles que ao seu bel-prazer avacalham um ser humano por sua condição de ter nascido diferenciado, com uma cor aferidora das diferenças sócio-econômica em nosso país, criada por aqueles antepassados perversos, que lhe deixaram esse desprezível legado, esse estereótipo, esse arquétipo monstruoso... E Deus? O Deus do homem negro é o mesmo do homem branco? Este considerado sempre superior ,porém, causador das maiores desgraças e atrocidades ocorridas neste planeta ao longo da civilização... Ó Grande Arquiteto do Universo, não vos manifestais, não amparais esses vossos filhos sofredores e entregues à própria sorte?... Já, Já, veremos entre nós o surgimento ruidoso, com pompas e discursos, a versão da congênere americana da Ku Klux Klan... Duvidam...? Janeiro de 2017.

ANTONIO LUIZ DE FRANÇA FILHO – Advogado e Membro da Academia Maçônicade Letras de Olinda/ Loja Maçônica 12 de Março de 1537 FONE:30484538 e-mail: antoniofranca12@yahoo.com.br

ANTONIO FRANÇA
Enviado por ANTONIO FRANÇA em 01/09/2017
Reeditado em 27/09/2017
Código do texto: T6101144
Classificação de conteúdo: seguro