INTELECTUAL DIFERENTE

O INTELECTUAL DIFERENTE

Naquela casa entijolada, sem reboco e de assoalho morava Zé vitrola.

Zé tinha uns setenta e cinco anos e eu vivia a fase mais linda da vida , a infância.

Aquele homem , sempre de bem com a vida , nunca frequentou uma escola , contudo possuía o dom de entender tudo de Mecânica de Motores (era o nome que recebiam as Motocicletas da época , entendia tudo também de consertar Televisão e possuía , ninguém sabia aonde ele arrumou, um acervo considerável de fitas de filmes de Faroeste , Bíblicos , Tarzan e outros.

Quantas e quantas vezes os moradores da rua faziam uma “ vaquinha “ para dar um dinheiro para o Sr. Zé projetar filmes na parede de uma casa que tinha por ali e parece que já era própria para receber a projeção dos filmes.

Sr. Zé era muito amigo do meu pai e sempre íamos à sua casa para, a convite dele , assistirmos filmes.

Faziam parte dos moradores daquele casarão encardido , além do Zé vitrola , o seu filho Carlos que todos chamavam de pacu e mais uns trinta cachorros vira-latas.

Quando adentrávamos à sala (nem sei se poderia chamar de sala)Depois de cumprimentarmos ao pacu(este nunca trabalhou na vida) e ao Sr. Zé, íamos sentando ou no assoalho ou em tubos de televisões velhas.

Sr. Zé colocava a fita para rodar e chamava a cachorrada...

Deitava numa cama de casal , embora ele fosse solteirão e o pacu fosse filho adotivo, e os trinta cachorros deitavam junto com ele; Na verdade não dava para distinguir a barba do vitrola com o traseiro de um cachorro. Naquela cama, seguramente Zé vitrola já havia feita muitas doações de sangue para as pulgas.

Eu, menino de sete ou oito anos , embora gostasse dos filmes , também colaborava com doações de sangue para as pulgas pois naquele tempo usava-se calça curta (uns dois dedos acima do joelho) e eu vivia dando tapa nas pernas para tentar matar alguns “soldados “ daquela legião de pulgas.

Eu desconfio, até hoje que Zé vitrola com sua intelectualidade possuía algum segredo , irrevelável , que não deixava que as pulgas o sugassem seu sangue.

Vieirajose
Enviado por Vieirajose em 01/09/2017
Código do texto: T6101308
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.