A MORTE É MATREIRA

Zé Gregório era fazendeiro no paranazão e tinha muitos camaradas,sendo que o seu braço direito era Zé Mulato.

Os pagamentos,as ordens para os empregados e outros afazeres eram repassados para o Mulato.

A sede da fazenda tinha 14 quartos e nela só moravam Zé Gregório,sua mulher Sá Dita e um casal de filhos.

Certo dia Zé Gregório convidou Zé Mulato para passar a dormir num quartinho dentro da fazenda,pois até então ele dormia junto com os peões num casarão velho que tinha no terreiro da sede.

Zé Mulato agradeceu,aceitou e o patrão,para mostrar a alegria,chamou Zé Mulato para jantar com ele e a família.

Beberam,comeram bastante e deram muitas risadas.

La pela uma hora da manhã Zé Mulato foi se deitar e esparramou-se na cama em sono profundo.

Eis que la pelas três da manhã Zé Mulato começou a sonhar e a suar frio pois estava sonhando com a morte e ela disse para ele:Vai se preparando que venho te buscar daqui uns dias e o Mulato,dormindo,falava não...não... eu ainda tenho muito pra vivê.

De repente acordou totalmente fora de si e começou a juntar suas tralhas para ir embora rapidinho.Nisto chegou Zé Gregório e perguntou o que estava acontecendo e o mulato,todo trêmulo,contou o sonho.

Zé Gregório deu uma risada e disse:larga mão disto Mulato é só um pesadelo porque ocê cumeu muito.

O Mulato não aceitou e disse se o Sr. puder acertar minhas contas eu vou e si num pudé eu tamém vo.

Vendo que o Zé Mulato não voltava atrás o patrão acertou as contas,deu para ele um cavalo e só perguntou para onde ele ia e ele respondeu:Eu vou lá pru "Gabirova" porque la,naquele matão,não entra nem burro carçado di chutera e la a morti num mi incontra di jeitu ninhum.

Zé Gregório não se conformava com a perda daquele brilhante trabalhador e a noite custou a dormir.La pelas três da manhã também sonhou com a morte e,dormindo,ficou muito bravo com a mesma que havia posto medo no Zé Mulato falando:Cumé qui ucê falo que vinha busca o Zé Mulato aqui na fazenda e ele foi simbora.

A morte respondeu:´Mentira dele eu vou busca hoje um tal de Zé Mulato la no GABIROVA.

Moral da história:Realmente da morte não da para escapar.

Vieirajose
Enviado por Vieirajose em 04/09/2017
Código do texto: T6104280
Classificação de conteúdo: seguro