'Comfort Food'  



               A imagem pode conter: comida e área interna




Hoje, bateu uma vontade louca de almoçar aquele macarrão parafuso com molho à bolhonesa e parmesão ralado acompanhado com um copo de leite gelado.
Vontade? Creio que foi mais a saudade que despertou em mim essa manhã fazendo com que  sentisse um vazio imenso e precisando de um pouco de 'consolo'.
A tradução de 'comfort' pode ser 'consolar', além de 'confortar'. E hoje, estava precisando muito de consolo. Essa comidinha me leva para o meu primeiro ano escolar, quando toda sexta feira, as cozinheiras voluntárias, quase todas nonas italianas imigrantes, preparavam o nosso almoço que custava 20¢ (vinte cents de um dólar), mais uma caixinha de leite geladinho. 
Todos os dias serviam um almoço gostoso, mas sexta feira era o dia! Quase a escola inteirinha deixava o 'lunch box' (lancheira) em casa para deliciar o macarrão das nonas. Eu gostava muito do 'Hot Dog Tuesday' (Cachorro Quente - Terça Feira), assim como do 'Vegetable Beef Soup - Thursday' (Sopa de Verduras com Carne Bovina - Quinta Feira) e eu não era a única que infernizava a Mamãe pelos benditos 20¢. Meus irmãos também queriam se lambuzar naquela massa toda regada a molho bolhonesa e queijo.
Logo quando chegamos para morar no Brasil, a minha Mãe fazia o macarrão para nos 'consolar', afinal de contas, havíamos deixado uma vida inteira para trás, sem contar os amigos e colegas ... tudo! A Mamãe aprendeu a fazer o prato igualzinho as nonas porque ela também foi voluntária na escola, Saint Aloysius School (Escola São Aloísio). Mesmo a escola sendo particular, as mães e avós eram convocadas para voluntariar, assim todo dinheiro economizado era investido em passeios, equipamento esportivo e instrumentos musicais.
Essa comidinha que nos traz lembranças boas é chamada de 'Comfort Food', justamente por nos consolar/confortar quando estamos meio jururu, saudosos ou sentindo aquele vazio que surge sei lá de onde. 
Três meses atrás, assistindo ao seriado 'Brothers And Sisters' com a Sally Fields, vi uma cena onde a Rebecca lambe os beiços e diz com um largo sorriso no rosto ao Justin, "I really needed some comfort food tonight.' (Estava mesmo precisando de uma
'comida caseira' esta noite."
Novamente, uma tradução que deixa muito a desejar. 'Comida Caseira' é 'Homemade Food', que nem sempre é gostosa ou nos traz recordações boas.
'Comfort Food' não precisa ser sofisticado, nem complicado para fazer. Basta a 'comidinha' lhe abastecer o suficiente com lembranças gostosas que possam espantar aquela tristeza toda que lhe incomodava mais cedo.
Com certeza, você tem um 'Comfort Food' ... ou alguns. 

  
Calada Eu
Enviado por Calada Eu em 12/09/2017
Reeditado em 12/09/2017
Código do texto: T6112020
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.