INSPIRE-SE NAS ATIVIDADES FÍSICAS

Não é novidade para ninguém, que atividade física é essencial para mantermos ou melhorarmos a nossa condição de saúde.

Ciente disso, devidamente suportado por exames médicos regulares, mantenho minha rotina de exercícios: corrida, ciclismo e academia para dar suporte a essas e outras atividades.

Depois de quase quatro décadas praticando regularmente corridas de ruas, incorporei também, em minhas rotinas, corridas de trilhas e montanhas. No entanto, para desempenhar as várias e muitas vezes extenuantes atividades físicas, há uma sobrecarga natural de órgãos e glândulas corporais, o que deve ser compensado através de uma alimentação ajustada à carga imposta ao organismo.

Ciente dessa necessidade, procurei buscar no mercado, uma nutricionista com sólidos conhecimentos no acompanhamento nutricional de atletas. Nessa busca tive a grata satisfação de encontrar a renomada nutricionista @Silvana Portugal que se mostrou ser a profissional adequada aos meus propósitos. Agendada a primeira consulta e, após uma anamnese de aproximadas 2h15min, mais de uma dezena de exames me foram solicitados.

Uma vez realizados os exames e, quando do retorno da consulta, ao analisar os resultados altamente satisfatórios dos meus exames, @Silvana Portugal sentenciou-me a dar publicidade de minhas atividades físicas, nas redes sociais. Afinal, no seu entender, alguém que já passou dos 60 anos, considerado, portanto, idoso e em plenas condições físicas, fisiológicas e laborais, de invejável percentual de gordura corporal, excelente condição cardiorrespiratória e de vida tão ativa, não pode se manter no anonimato. Deveria eu publicar os resultados nas redes sociais, para que servisse de referência para os mais novos e, principalmente para aqueles que já passaram dos 50 anos e que se julgam velhos para se movimentarem e melhorarem a sua qualidade de vida.

Diante disso, buscando influenciar pessoas a “trocarem os remédios” por uma vida saudável, darei, vez por outra, publicidade de algumas atividades e dos resultados por mim alcançados em competições.

Fique claro que, eventuais troféus e medalhas, são consequências secundárias e que, o que de fato importa, é a qualidade de vida que se obtém com a prática de exercícios físicos regulares e de hábitos de vida saudáveis.

Reconheço que não é fácil sair da inércia e manter uma rotina de atividades físicas, contudo, a superação dos obstáculos, o prazer durante a execução dos exercícios, a liberação endorfinas, neuro-hormônios que criam sensação de felicidade, o reconhecimento social, a libertação em relação aos medicamentos que tantos males fazem à nossa saúde e outros tantos benefícios, compensam quaisquer esforços.

Espero que esta e outras postagens que eu vier a publicar, de fato possa ser de real valia para muitas pessoas.