SOBRE (SOBRE SEM SIGNIFICAR EM CIMA E SIM A RESPEITO DE) QUEBRA MOLAS

Nunca tive carro. Écaro, é excludente e acirra o individualismo.

Com certeza, por isso, não me detive na razão de ser dos quebra molas. O que são, para que servem (ou a quem servem).

E, olha, em Juazeiro, os háde todos os tipos: rebaixados, pintados, transversais, altos, quadrados, de pedra, de barro e de concreto, afundam ou sobressaem.

Há ruas, com menos de 500 metros, com dez, doze quebra molas de todos os estilos, roupagens, tamanhos e moldes. Isaac inaugurou atéquebra molas virtuais, aqueles que estavam lá anunciados em placas e não existiam na rua. Os modelos do contra já eram antigos: os que existiam e não tem o registro na placa.

Há quebra molas para anunciar quebra molas e quebra molas múltiplos; outros chiques, luminosos, outros tristes, parecendo tumbas atravessadas nas ruas pobres...

Será que sou o primeiro a me perguntar para que servem? Se servem? Fiz uma busca no Google. Ninguém fala de quebra molas, nem bem, nem mal... Ninguém os critica, ninguém os elogia... É como se não existissem. Mas como? Imagine alguém que more no Country Club e tenha de ir de carro atéo centro de Juazeiro, Praça da Catedral... Por qualquer caminho que escolha iráparar, subir, descer, (solavanco), acelerar, voltar a parar, descer, subir (solavanco) por pelo menos vinte vezes (Não, não estou falando dos buracos, esta éoutra história...). Então porque ninguém fala sobre quebra molas?

Serão eles entidades malignas, que existem em certas religiões e culturas, sobre as quais é proibido até pronunciar o nome? Serão eles benfeitores, protetores, anjos da guarda, que todos nós acreditamos que existem, mas ninguém admite crer e nem deles depender?

Serão os quebra molas resultado de um processo criativo luminoso, decorrente do aperfeiçoamento de nossa cultura e educação? Ou quem sabe, serão os quebra molas uma conspiração das grandes corporações fabricantes de carros, peças e distribuidoras de combustíveis? (Atenção Vereadores! Esta éuma hipótese para ser levada a sério e investigada: os quebra molas se multiplicaram no governo do PC do B e todos sabem que os comunistas passam vinte e quatro horas do dia desmantelando as conspirações tramadas pelos imperialistas...).

Em Juazeiro o DETRAN me informa que em junho de 2011 existiam, rodando, cadastrados, 63.901 veículos (Não, eles não contam as carroças, nem as bicicletas). Todos, incluindo as carroças e as bicicletas não cadastradas, descem ou sobem, assim por baixo, rodando digamos, quinhentos metros, pelo menos dez quebra molas todos os dias... E não tem um elogio!! Uma crítica!!

Todos estão levando vantagem nisso e como sempre me deixaram do lado de fora da festa... Só isso explica este silêncio... "Psit... Num conta prá ele" - devem repetir quando eu passo no carro que minha filha emprestou, ou na bicicleta que peguei escondida de meu outro filho ou de carona na carroça de meu amigo Chico.

Manoel Leão
Enviado por Manoel Leão em 21/09/2017
Código do texto: T6121188
Classificação de conteúdo: seguro