Mensagens que edificam - 314

"Zona de Conforto"

Há pessoas que não admitem de maneira alguma sair da sua zona de conforto; é algo impensável e impraticável, e assim passam a vida toda dentro de um plano muito bem estudado e concebido.

Mas afinal o que é realmente "zona de conforto?"

Eu diria que é o espaço físico que me satisfaz, e isto inclui segurança de que esta área não será violada. Todavia, e se for? A maioria das pessoas tem pouco preparo para lidar com este fortuito. E é exatamente nesta hora que se descobre o real sentido do que é fugir. É comum ouvir que quem foge é covarde, mas onde fica o instinto de sobrevivência? Não conta? Pois eu penso que mais sensato do que ficar parado aguardando o ataque letal de uma ameaça iminente, é "dar linha na pipa", "é cair no capinado." Não há nenhuma perda do valor ao reconhecer que para proteger a própria pele o sensato é bater em retirada, fugir. Uma fuga inteligente que só encontra refúgio na mente de quem já se superou e aprendeu que os super-heróis só existem nas páginas das revistas em quadrinhos e nas telas da televisão e do cinema. Pior é saber que há quem considere a fuga por quaisquer motivos uma demonstração de fraqueza.

Zona de conforto, passa a ser zona de desconforto quando se admite o equívoco de não se esquivar do perigo. O mais tradicional dos gritos de alerta chama a atenção para esta necessidade de salvar a pele: "Salve-se quem puder!".

Fazer valer e ter real sentido a preservação da zona de conforto é se conscientizar de que somos mais importantes que o espaço físico, pois nós é que somos o epicentro da auto proteção, e somos nós que estabelecemos, onde estivermos, esta área de abrangência.

É preciso pensar e repensar o óbvio para não incorrer no erro de cair, mesmo estando aparentemente sóbrio.

Lael Santos
Enviado por Lael Santos em 01/10/2017
Código do texto: T6130305
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.