Com que Máscara Eu Vou?
 
AS PESSOAS DIFICILMENTE MOSTRAM SEUS VERDADEIROS ROSTOS. TODOS TEMOS UMA MÁSCARA QUE USAMOS EM ALGUM MOMENTO NA FRENTE DE ALGUÉM...

Há um provérbio chinês que diz: “todos nós temos três faces. O primeiro rosto, é aquele que todos veem. O segundo somente os mais próximos. E o terceiro, bom, esse é só seu, é o verdadeiro reflexo de quem realmente és.” Nesse sentindo temos algumas análises a realizar...

Usamos muitas vezes sem mesmo perceber. São os chamados mecanismos de defesa. Na maioria das vezes, não provoca mal algum. Simplesmente nos prive se algum sentimento, mágoa ou mesmo sentimentos bons, como disse por vezes, algumas pessoas criam essas máscaras apenas para que possam manipular os outros e obviamente usá-las em benefício próprio. Sem mediar escrúpulos, sem mesmo sentir qualquer empatia. Camuflando o seu verdadeiro caráter e suas intenções.

Psicologicamente falando essas máscaras são usadas para uma falsa autoestima é como um reflexo no espelho que criamos para nos proteger, raramente para nos prejudicar, mas para esconder problemas de insegurança, adaptabilidade social e situações caraterísticas onde é necessário expor-se. Muitas pessoas desconhecem essa verdade, pois passaram a crer nessa falsa estima, não têm esse conhecimento, da sua estima baixa porque as ferramentas usadas por elas, se camuflam em seu viver e passam a enganar a elas mesmas.

Observamos realmente como são essas pessoas, ou como gosto de mencionar, cai sua máscara diante de pessoas que considera inferior à ela. Tratam bem todos os que é necessário impressionar, usam palavras doces e suaves, e quando surgem aquelas pessoas que não merecem seu esmero? Bom, aí realmente tudo vem à tona. Observe como trata um garçom, caixas, crianças ou mesmo animais, secretárias e mesmo, uma nova namorada do seu ex. Sim, nesse quesito sempre há o superego!

É verdade, é preciso algo que aprecio demasiadamente nas demais pessoas que me cercam, o caráter, sim, é preciso ter empatia para poder tratar bem todas as pessoas, todos aqueles que estão ali para servir. As pessoas algumas vezes menos privilegiadas. E muitas vezes, irá concordar comigo, existem pessoas que não são nada mais que um funcionário qualquer e por vezes nem isso, e quando vão em um restaurante ficam julgando garçons, pessoas mais desprovidas financeiramente.

E olha um ponto bem destacado dessas pessoas: Como é sua reação diante de críticas? Pessoas com egos grandes tendem a não tolerar críticas, simplesmente as levam como ofensas e não aceitam. Sentem-se ameaçadas e muitas vezes surtam, sim perdem o total controle. Pessoas literalmente de mente aberta, recebem críticas sem problemas algum, e sem perder a compostura. São conscientes das suas imperfeições e buscam o melhor sempre.

Algo que me atraí muito é a linguagem corporal, sempre está a nosso favor. Se você treinar isso, saberá ler as pessoas e identificar as falsa máscaras aquelas das quais trazem más intenções. A linguagem corporal fala muito mais que uma boca que mente e argumenta. Analise quando essa pessoa fala a verdade, e na dúvida observe cada detalhe de seu corpo, ele responderá a mentira de forma sutil, e assim você poderá evitar confusões maiores. Um detalhe muito simples que observo sempre, se a pessoa tem ou não inclinações românticas por você.

Jamais aceitam um “não” como resposta. Pessoas puras, levam tranquilamente um “não’ como um “sim”. Mas esse negativo, as leva ao ápice de sua irã, fará muitas tentativas de manipular, tentar reter o controle, que em sua mente existe e é só seu, aquele sentimento de posse. Tentará fazer com que venha a ceder as suas chantagens e fará tudo para manter o superego vivo e elevado. Negar algo a esse ser é como uma falta de respeito e olha que ninguém vai querer ser vítima disso.

Confie em seu “sexto sentido”, sabe, aquele momento que seus sentidos estão alvorotados e sua paz de espírito não lhe deixa descansar. Acredite algo está errado. Sua intuição é o seu cérebro límbico que responde a sinais do subconsciente ou seja, antes de realmente você perceber algo de errado, a sua mente já está lhe dando sinais, detalhes simples que estão ali armazenadas. Cuidado com aquelas pessoas, que lhe parecem más notícias, observe cada detalhe.  A pessoa pode não ser ruim, mas seu subconsciente está fazendo os cálculos e concluindo que para você pode ser agora, algo um pouco mais complexo para sua mente consciente entender.

Com que máscara eu vou? Bom, quando esses sinais surgirem o melhor é afastar-se o quanto antes. Normalmente não devemos contrariar o que nosso mais maravilhoso órgão diz. E como está nos alertando por algo que captou, “afastar” é o melhor para o momento. Poucas vezes entendemos tais sinais, ou mesmo atentamos a tais. Mas entender um pouco mais dele nos facilita a vida e impede de cairmos em armadilhas dispostas por estas máscaras.

Essas máscaras começam a ser formadas na infância. E não é fácil identifica-las. Mas podemos iniciar outra reflexão para facilitar. Quais são as maiores necessidades sociais? Sim, primeiramente temos o reconhecimento e a aprovação, e para termos qualquer coisa, começamos agradar os pais, depois as amadas professoras e professores, partimos para o cônjuge. Com qual princípio? Com a mais simples necessidade: ser aceito e amado.

É importante entender que todos temos máscaras, é importante a nossa saúde mental. E obviamente a maioria das pessoas as usam sem conhecê-las e desconhecem sua existência, usam sem consciência alguma. Pois bem, desse modo, o ideal e conhecer cada uma delas e saber onde usar devidamente. Como há quem as desconheça, há quem as usa para manipular, para ter o seu “objeto” sobre sua posse sempre.

E como privar-nos de tais manipuladores? Simples, atentando as alertas de nosso cérebro, cada detalhe envolvente as situações, eu amo as palavras e sei bem usá-las por isso esse é um dos detalhes que sempre atento. Como a pessoa fala comigo em cada uma das situações e sinto de longe o perfume de uma bela mentira, meu cérebro límbico apita alvorotado, e pronto meu “sexto sentido” está ativo. Acredito se quiser. Parece bobo, mas aprenda a ouvir-se.

Não é fácil perceber uma máscara, mas observar facilita. E como então lidar com essas pessoas? Jamais entenderá o seu “não” não o aceitará e mostrará sua face quando se sentir superior, na base literal de ofensas de baixo calão. Por isso, cuidado para não ser ofendido mesmo em sua razão, evite confrontos ao notar tal atitude, só te gastará esforços, pois tais manipuladores como sempre cito, vão conduzir tudo ao seu “sim” mesmo que momentâneo.

São pessoas que direcionam tudo para os eu próprio benefício mesmo que este custe uma dor ao outro, ou mesmo nem se importam com isso, sua superioridade é maior e os demais pouco importam. Às vezes desacredito que tais pessoas possam verdadeiramente amar, quando causamos dor ao próximo, estamos nos ferindo vagarosamente. Pois isso, como dormir bem e tranquilamente com tais atitudes? Desse modo, lidar com tais seres é difícil, porém não é impossível. Cada mente uma sentença. E as máscaras um dia caem, simplesmente elas desmoronam e nos mostram tudo aquela podridão escondida por baixo desse ar de superioridade.
 




Mas e como fica os artistas que usam pseudônimos? Simples, artista tem alma livre, vive um mundo todo seu e nele pode ser quem quiser ser.... Não preciso eu artista, expor imagem ou nome, pelo contrário vivo meu mundo, meu cantinho, naquele que tudo é prefeito e tudo pode ser meu... Todo sentimento é belo e poeta... Simples assim... Ser artista não é uma máscara é um ser guardado dentro de si...

 
Elisa Strubb
Enviado por Elisa Strubb em 02/10/2017
Código do texto: T6130884
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.