OUTUBRO ROSA: PREVENÇÃO DO CANCER NA MAMA

     Muito bacana essas ações para prevenir o câncer na mama.      Entre as ações estão palestras, exames de mamografia e ultrassom, e até mesmo algumas ações sociais de encaminhamento quando necessário. QUANTO MAIS CEDO O DIAGNÓSTICO, MAIS SÃO AS CHANCES DE CURA TOTAL.
     Tudo parece perfeito, com atenção, mas por outro lado muitas mulheres vão ao consultório médico com a queixa, principalmente e postos de saúde, e dependendo do médico, vai empurrando com a barriga, até conseguir mais exames, principalmente a pulsão para a biopsia que leva mais tempo e o tumor vai se alastrando. Conheci vários casos de mulheres em que as providencias a tomar demoraram e o tumor já estava alastrando, fazendo com que suas vidas não tivesse mais jeito.
     Neste ano mesmo, morreu uma vizinha minha, a Fátima, que estava com nódulo, mostrou para sua médica do posto de saúde, que no início disse que não era nada, que era cisma, não providenciou nenhum exame, até de repente começar a crescer e a doer o braço, mesmo assim ela não receitou a biopsia, não era parente dela, era apenas uma mulher pobre que dependia do posto.      Concluindo, uma parente a levou em um médico particular, fez a biopsia, e notaram que o tumor estava bem adiantado, embora não parecesse com a palpação. Ela fez quimioterapia, tirou a mama direita, mas não adiantou o tumor já tinha se estendido para ossos e órgãos adjacentes. Em menos de um ano ela fez a transição para outra dimensão.
     Então sugiro aqui, que se uma mulher notar qualquer diferença em sua mama, e se seu médico, não tomar providências, vá procurar o atendimento de preferência num hospital, pois em consultórios, alguns médicos só encaminham quando já está bem adiantado.
   
  Minha filha mesmo, está passando por tratamentos desde que abandonou seu ginecologista, que examinava o Papanicolau e nada fazia, nós percebíamos que tinha algo errado, ela tinha hemorragias e muita cólica, estava com anemia, o médico nem passou a vitaminas como o sulfato ferroso, nada, tivemos que comprar sem receita, levamos ela para uma médica, que tirou a metade do útero dizendo que estava com as trompas roxas e moles, mais um erro médico, agora ela está com tumor na barriga, vai passar novamente por tratamento.
     E assim acontece com nós que não temos dinheiro sobrando para cuidar da saúde e trocar de médico na hora que queremos ou percebemos algo mais grave. Pois quando o controle médico é apenas receitar remedinhos, tudo vai bem, o médico é maravilhoso, mas qunado a saúde começar a ficar em níveis perigosos, muitos médicos não dão mais atenção ao paciente. A gente passa mal e temos que correr para o hospital. Até os planos de saúde, demoram a aprovar exames, ressonância então, demora ainda mais ou não aprovam dependendo do plano. Então conforme a doença, é melhor ir para o hospital, quantas vezes forem necessárias, até encontrar um tratamento que acerte.
     Alguns profissionais da saúde se acomadam em seus consutórios, fazendo controles normais de saúde, mas quando algo toma dimensões perigososas tiram o corpo fora, alguns ainda com certeza indicam outros profissionais, são preocupados, mas alguns vai empurrando, até que um dia a pessoa caia internada com problemas mais graves. Infelizmente aqui é um país da cultura que só quem tem dinheiro tudo pode. Pelo plano de saúde evitam até pedir exames, é tudo muito controlado, e nem sempre o profissional pensa primeiro na saúde do paciente, pois se preocupa com a "pressão" que advém de fora. Pelo menos no nosso caso em várias vezes foi o que aconteceu. 
     Muitas vezes também quando a pessoa está sempre sorrindo, o profissional até duvida de que há alguma queixa mais séria,  e preciso observar mesmo o próprio organismo e exigir na dúvida, algum exame.

Boa saúde a todos, aos homens também que devem estar atentos á saúde da próstata. homens e mulheres, é melhor não esperar campanhas para cuidar da saúde, ficar sempre de alerta e fazer sempre a prevenção...



 
Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 04/10/2017
Reeditado em 04/10/2017
Código do texto: T6132707
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.