Encontro com o Numinoso

Na formação holística de base pela Universidade da Paz nos idos de 2000 o Terapeuta Roberto Crema nos falava sobre a abertura para o numinoso, o numen, a divindade. Quando entramos em contato com o Sagrado, vivenciamos esta experiência inexpressível em palavras. Mas... não cantamos o amor?

Toda forma de arte busca levar esse sentimento ao próximo, essa comunhão de significados entre o artista e o observador, a sua mensagem. O encontro com o numinoso é uma abertura para o Todo, um maravilhamento perante o Universo que nos toca de forma inesquecível.

Voltávamos de uma temporada na Bahia. Nossa filha Pétala nos acompanhava, em sua infância adorava acampar. O delicioso Camping Club do Brasil em Putiri tornou-se nosso passeio de finais de semana. Sair do camping até para comprar o carvão do churrasco era motivo de reclamações.

O sul da Bahia, um litoral de águas mornas e praias quase virgens era nosso destino predileto nas férias. Após um período de acampamento em Itacaré deslizávamos pela rodovia, retornando para casa. Alice e Pétala, alegres pássaros canoros, todo o tempo trinando e acompanhando a seleção de músicas brasileiras.

No fim da tarde, um espetacular pôr-do-sol, uma amiga chamou de "bíblico", chegou perto... Eu dividia a atenção entre a direção, a música e as cores, de repente fiquei pasmo, nas nuvens letras enormes, gigantescas, formavam perfeitamente uma palavra, soletrei DEUS. Atônito, pedi a Alice para ler, silêncio absoluto, ambos emocionados e perplexos. Pétala esboçou um choramingo amedrontada. Leia nas nuvens, filha, a confortei, é uma coisa boa, maravilhosa! E assim fomos tocados pelo Amor Maior. Naquele momento vivemos uma epifania, o maior presente, nosso milagre particular!

08/10/17