MARIA e MANUEL foram a PORTUGAL.

Está crônica tem um toque de humor, porém está aqui somente para iniciar o que vou contar.


Maria e Manuel conseguiram fazer a viagem de seu sonho, estavam lá em Portugal. Numa manhã, Manuel disse que ia dar uma volta e comprar souvenirs para presentear os amigos de cá. – Já era hora do almoço e nada do Manuel voltar, duas da tarde, cinco, oito horas da noite e nada dele aparecer. - Maria resolveu telefonar. – Ele atendeu e Maria já foi dizendo: - O que está acontecendo? - Eu me perdi, Maria. - O quê? - Eu já não lhe disse que quem tem boca vai a Roma? - E onde tu pensas que estou ?

Só que essa forma de expressão não é nada parecida com a verdadeira. - Está aqui a sua origem apresentada pelo próprio povo italiano. Contam assim: O Imperador Vespasiano que, entre 69 e 79 governou o império romano, foi quem ordenou a construção do Coliseu. Nesse anfiteatro, considerado à época símbolo do Império Romano, as maiores atrocidades, aberrações e atos de selvageria   foram praticados. Isso foi, e até hoje é, uma grande vergonha para o povo italiano. Muitos dizem que, quando passam na frente do Coliseu, desviam o rosto por não ter coragem de olhar. Têm muita vergonha. - Por essa razão, acham que Quem tem boca deve VAIAR Roma. - O tempo passa e as expressões populares acabam sendo distorcidas e ficou: Quem tem  boca,  vai  a  Roma.
Deyse Felix
Enviado por Deyse Felix em 14/10/2017
Reeditado em 14/10/2017
Código do texto: T6142503
Classificação de conteúdo: seguro