O jeitinho brasileiro de ser

Outro dia me peguei pensando numa frase: "o jeitinho brasileiro de ser". Realmente muitos dizem que o Brasil é o país do "jeitinho". Para o brasileiro para tudo dá-se um jeito.

Se alguma coisa é proibida ou tem N restrições sempre há quem diga que, para você, pode abrir uma exceção. Alguns guardinhas dizem que vão te multar, mas que se você não quiser ser multado, tem um jeitinho (fazendo gesto de como se estivesse contando dinheiro)

O "jeitinho" brasileiro de ser, na realidade, é o "jeitinho" malandro de ser. Brasileiro sente gosto de quebrar regras, tudo aquilo que é proibido dando o famoso "jeitinho" se torna magicamente permitido e as coisas vão rolando soltas. O que destrói esse país é esse jeitinho incutido na cultura brasileira.

As leis existem aqui por mera formalidade, porque, no papel, são maravilhosas e muitos elogiam as leis brasileiras, porém, na prática, todos têm o imenso prazer de passar por cima delas a começar pelos nossos próprios legisladores. Para o brasileiro tudo o que é permitido não tem a menor graça e o que é proibido tem um sabor especial.

Tenho certeza de que o problema do Brasil não está nos governantes, está na cultura do país. O Brasil tem que dar um jeito de acabar com esse "jeitinho" e começar a fazer as coisas como devem ser feitas. Muitos podem dizer que acabando com esse nosso "jeitinho" de ser o Brasil não seria mais o Brasil.

Concordo plenamente o Brasil deixaria de ser o Brasil e começaríamos a traçar uma nova identidade porque é isso que realmente precisamos fazer para que este país vá em frente. Precisamos mesmo reinventar nossa cultura, resgatar o que de útil foi perdido ao longo dos tempos e criarmos um novo "jeitinho" de ser, porém mais consciente e assim criaríamos um novo Brasil.