CRÔNICAS OPORTUNAS.

Quase inda pouco estive lendo uma matéria sobre uma portaria da Secretaria de Educação do município fluminense do Rio de janeiro e mesmo sonolento que estou , decidi fazer um rápido comentário sobre a manchete:

Pois bem ! A matéria de que me refiro é sobre a obrigatoriedade dos alunos da Rede Municipal de Educação do município de Barra Mansa naquele estado e que torna obrigatório a 'reza' do Pai Nosso pelos alunos das escolas municipais, sob pena do não cumprimento por parte de alguns alunos, esses seriam separados numa outra fila dos NÃO REZADORES DO PAI NOSSO... Só que a Justiça do Estado proibiu tal compulsoriedade , mas o secretário de educação daquele município , lançou uma nota modificando a 'punição' aos alunos 'infratores' e ao invés de formarem uma fila dos NÃO REZADORES DO PAI NOSSO à parte,esses teriam que ir e ficar na sala de aula até o término do ritual religioso(diga-se de passagem católico).

A intenção do secretário de educação era que a Justiça Estadual do RJ revogasse a proibição,porém não obteve êxito.

Eu, particularmente, pressuponho que se a Justiça daquele estado da Federação , não intervisse na questão hoje, esses 'infratores' iriam formar uma fila dos NÃO REZADORES DO PAI NOSSO ou iriam e ficariam na sala de aula até o término do ritual religioso(católico) , mas amanhã talvez fossem à Diretoria da Escola ou coisa do gênero , como forma de punição e aos extremos os recidivos poderiam até mesmo ficarem de joelhos em cima de grãos de milho ou de feijão(crús,é lógico).

Esta matéria jornalística(que ao meu ver tão polêmica),transportou-me por pensamento à época(coincidência ou não eram os primeiros anos da Ditadura militar)em que eu estudava o Primário na Unidade Presidente Dutra do SESI aqui no Recife e por 'tradição' os alunos daquele educandário tinha por obrigação de rezar o Pai Nosso antes das atividades letivas diárias... Acontece que eu não rezava o Pai Nosso ,juntamente com o demais colegas de escola,nem ao menos eu ficava balbuciando,fingindo que rezava,como se faz às vezes quando não se sabe um hino uma música, nem dublava. E por quê eu não o fazia ? Simples, não era católico ! Os meus pais sempre lembravam que a ORAÇÃO DO PAI NOSSO é uma sugestão bíblica como modelo de prece e adrede não foi ninguém menos do que Jesus Cristo que propôs tal sentença como ORAÇÃO MODELO, só que consuetudinariamente os Protestantes Reformistas Luteranos não aderiram a este modelo de oração cristã.

Por consequência, cresci num ambiente em que : Pai Nosso;Ave Maria;Rezar o Terço; Ladainha;Primeira Comunhão;Batizado; Hóstia; Eucaristia; Coroinha,Imagens Sagradas Canônicas ,etc são costumes, rituais, preceitos e personagens CATÓLICOS,portanto, minha família não era católica. Por amor a que ou quem que eu iria entristecer minha família(na época).

luteixfil
Enviado por luteixfil em 18/10/2017
Código do texto: T6145784
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.