Quem ama cuida. Quem é amado bate?!

Ouvimos dizer que quem ama cuida. Isto é verdade. Mas, e quem é amado cuida?

Na realidade nem sempre a recíproca é verdadeira. Vejamos, há indivíduos que por se sentirem amados julgam, de modo consciente ou inconsciente, que quem ama está sempre disposto a perdoar, entender, cuidar, enfim, disposto a praticar alguns verbos tão próprios do amor.

Assim sendo, com muita naturalidade, despejam sobre a pessoa que lhes ama toda a sua frustração, sua dor, sua raiva, etc. Mas não o fazem como quem faz uma confidência, ao contrário, fazem-no como quem chuta e soca um saco de pancadas. Por que agir desse jeito justamente com quem lhes ama? Porque de algum modo acreditam que o coração daquele saco de pancadas que atende pelos nomes de pai, mãe, esposo, esposa, filho, filha ou qualquer outra pessoa que lhe devote esse amor será sempre forte o bastante para ouvir, sofrer e perdoar a quem lhe maltrate.

O indivíduo que maltrata a quem lhe ama, faz isso com a comodidade de quem sabe:

" O amor tudo sofre." E, sem fazer reflexão sobre seus atos abusivos, não se dando conta de que efêmera é a vida. Um dia a corda que sustenta aquele saco de pancadas enfraquece-se, arrebenta-se e ele vai ao chão, não importando o quanto seu coração sofreu no silêncio da compreensão e do silêncio e do perdão expressões maiores de um coração sem voz.