Felicitações à tecnologia!

Gosto de pensar como a tecnologia mudou a vida do homem. Quando pensava nos homens tentando se comunicar, por meio de um pombo-

-correio, fico imaginando se a pobre ave tivesse uma visão mais atrativa no caminho e resolvesse mudar seu percurso. A mensagem de paz não chegaria, a da guerra também não. Ah! Mas o pombo estaria feliz com sua decisão e poderia se libertar do revés de um destino traçado.

Após tantas complicações para se comunicar, o homem chegou a seu aforismo. A guerra explode em segundos. A paz é mais complicada porque ela não envolve apenas a tecnologia, mas uma ação pouco rara para aquele que conseguiu descobrir os adventos científicos, mas não soube encontrar o caminho do respeito. A paz exige desse homem, tão capaz e eficiente, a humildade, a compaixão. Nesse caso, o conceito de humildade é confundido com subserviência e compaixão, com fraqueza.

E a tecnologia não para, vai, a cada dia, favorecendo o homem. Contribui para que ele se mantenha mais informado e com mais esclarecimento, pode dominar mais pessoas, apoderar-se de mais territórios, adquirir mais ações, capitais, consequentemente, mais poder. O poder tão sonhado por aqueles que, na verdade, são fracos; precisam dele para sentir-se fortes.

Essa evolução tecnológica embrenha-se por toda a sociedade. Chega, por que não, às escolas. A Educação digital é maravilhosa, permite desenvolver um ensino de qualidade. Um computador encurta o trabalho do professor, enriquece sua aula, suas atividades. É o verdadeiro adeus às lousas carregadas de matérias, às folhinhas de lições que deixavam os alunos ébrios com o cheiro de álcool do mimeógrafo. Adeus! E nessa sequência de adeus, despedimo-nos também do respeito, do olhar para o outro, do diálogo presencial, da empatia. Por que falarmos pessoalmente se temos tantos recursos? Por que amar o próximo se podemos ter uma relação de amigos que não exigem a presença e “me curtem” de longe? Além disso, posso fazer parte de um grupo e compartilhar minhas mensagens e até brigar com todos porque não preciso encará-los no momento da minha fúria; ah, melhor ainda, posso escolher sair do “ambiente” sem dar explicações porque a tecnologia é tão eficiente que me permite bloquear as pessoas.

A ânsia de evoluir cegou o homem moderno e sucumbiu seus sentimentos. O homem, agora, resolve a vida dele e de outros por trás de máquinas, telas de celulares e de computadores. Apaixona-se on line, divorcia-se on line e, agora, a máxima, demite-se funcionário pelas redes sociais. Quanta modernidade!!! Como é bom o poder atrelado à tecnologia. Olho para algumas pessoas e fico imaginando onde o Universo conseguiu buscar tanta genialidade para formar o caráter delas. Talvez a tecnologia também tenha permeado os espermatozoides humanos. Talvez tenha ultrapassado a alma humana e atingido o feto de alguns gênios high-tech. Então, só temos que comemorar. Viva a evolução! Viva a tecnologia! Ela atende às necessidades humanas, mas sem dúvida, atende aos caprichos dos fracos. É a muleta dos medrosos e dos incompetentes que temem o olhar dos fortes e, por isso, aliciam-nos pessoalmente para, só mais tarde, mandarem os recados que não foram corajosos o bastante para falar sem o apoio da sapiência digital. Um brinde à ciência dos fracos!

Perillo
Enviado por Perillo em 03/11/2017
Reeditado em 03/11/2017
Código do texto: T6161452
Classificação de conteúdo: seguro