O meu amigo mudo.

Quase sempre encontro pelas ruas , um amigo que é mudo, a irmã dele é casada com o meu irmão, então o conheço de longa data.

Hoje, ele já tem os cabelos brancos pelo tempo, que passa para todos, até para os mudos ...portanto calar-se não rejuvenesce, rsrsss...

Um sujeito feliz, dentro do seu estilo simples de ser, bastante ativo, está sempre fazendo as compras no mercado, na feira, ou no empório, como é aposentado, e vive com vários irmãos (todos solteiros), cada um parece ter sua função.

Seus pais eram primos irmãos, naquelas aldeias de Portugal, onde parentes se casavam, só que muitas vezes o DNA cobrava suas taxas, como neste caso, onde alguns filhos apresentaram pequenos problemas de retardamento, e este meu amigo , que saiu esperto , ganhou a falta de som.

Quando nos encontramos na feira, ele sempre para e quer conversar um pouco, sim, isso mesmo, ele adora bater papo, com alegria e muita mímica, e se faz entender de verdade, chega a gargalhar, sem nada sair além de um murmúrio abafado," hum" .

Não há quem não o conheça no bairro, é muito comunicativo, risonho, e pasmem...falante !

Na juventude tinha fama de conquistador, "devia ter uma lábia...!" , hoje não duvido que tenha lá alguma arranjo ?! Muito discreto, quando lhe pergunto, ele só ri bastante, e esperto , deixa a dúvida para o "ouvinte".

Às vezes comento em casa; " Hoje vi o mudinho no "sacolão" ", e a minha esposa me pergunta : " E falou muito ?"- " Claro, como sempre !".

Será que se comunicar e se entender é tão difícil assim ? Acho que não, a linguagem da simpatia e da boa vontade resolvem as coisas, sem grandes segredos, nem precisam de cursos para isso.

Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 22/11/2017
Reeditado em 22/11/2017
Código do texto: T6178880
Classificação de conteúdo: seguro