Plano Educacional Para um Município.

A educação é sem duvida a base de uma sociedade e a mesma está abandonada pelo poder publico. O acesso à educação é um direito de todos garantido pela constituição; é fundamental base para todo e qualquer desenvolvimento, mas é preciso que seja de qualidade.

As escolas precisam ser bem estruturadas, com salas confortáveis, bibliotecas, banheiros, quadras poliesportivas, estacionamentos e espaço cultural, como por exemplo, espaço para teatro e exposições em escolas da sede e povoados.

Valorizar o professor é de fato valorizar a educação, isso pode ser demonstrado primeiramente na questão salarial; todos receber em dia e serem gratificados conforme o desempenho.

Estimular o aperfeiçoamento da aprendizagem e crescimento profissional através de cursos presenciais, a distancia ou palestras ministradas no próprio município. Um ciclo de palestras ou conversas será criado e ministrado por professores da rede pública para que possam identificar e encontrar soluções para problemas corriqueiros; cada palestra/conversa com tema diversificado e os professores serão estimulados financeiramente para que aja definitivamente um avanço cognitivo e melhoramento na educação municipal.

Realizar concurso público para suprir as vacâncias de professores e funcionários; com o intuito de libertar o povo do poder executivo e dar autonomia às categorias.

Faz-se necessário Introduzir novas disciplinas que atendam a demanda atual da sociedade, como ética e cidadania, educação ambiental e informática/tecnologias.

Reorganizar as orientações para a construção do Plano Político Pedagógico, de modo que ele atenda as necessidades e especificidades do município.

Estabelecer um padrão de qualidade na rede municipal de educação, de forma a garantir o bom atendimento a todos os alunos, sem restrição.

Construir escolas para eliminar o déficit de vagas identificado pelo zoneamento visando atender a demanda do ensino pré-escolar e fundamental; eliminar salas multisseriadas, alocando cada série em uma sala com o respectivo educador.

Universalizar o acesso, através da inauguração de creches já construídas e a contratação de professores e profissionais de acordo com a demanda; reservar uma delas para atender o público especial.

Manter a oferta de vagas na rede municipal de ensino, com critérios de acesso democrático, transparente, com qualidade e o mais próximo possível do aluno. Promover a permanência dos alunos, eliminar ou diminuir a evasão escolar com ações lúdicas, aulas dinâmicas e contextualizadas, que venha instigar, desenvolver e estimular a criatividade.

Implantar gradualmente as escolas de tempo integral com ênfase nos conceitos de cidadania, democracia, sustentabilidade e responsabilidade social.

Implantar programas do governo federal, como Brasil Alfabetizado e Projovem, de modo que esses dialoguem com os novos programas da EJA Municipal.

Fortalecer a política de entrega dos uniformes e materiais escolares, assegurando sua qualidade e prazos de entrega.

Aprimorar o transporte escolar para os alunos da zona rural de modo a atender todas as localidades.

Potencializar o papel da escola nas campanhas educativas sobre temáticas de segurança, da cidadania, paz social, do meio ambiente, de saúde, de trânsito e outras.

Ampliar e qualificar os atuais projetos e programas em andamento: Bibliotecas Interativas, Laboratórios de Informática, Ateliê de Artes e Info Rede.

Elaborar e implantar um plano de manutenção periódico para os equipamentos da rede educacional para que os alunos, professores e demais usuários não sejam prejudicados, pensando num espaço que respeite as necessidades de brincar, de fantasiar e produzir conhecimento e pesquisa.

Implantar a Rede Educação Compartilhada (REC), com a construção de um prédio específico ou locação de espaço apropriado, bem como a utilização das escolas já existentes, para a promoção do ensino técnico e da aprendizagem continuada dos professores e funcionários, articulando com Instituições de Ensino Superior, por exemplo, a UNIVASF, UFBA e UESPI que já estão presentes na UAB, até mesmo levar a UAB para o mesmo local, parcerias também com a iniciativa privada e entidades filantrópicas, para inserir no município cursos para jovens e adultos capacitando-os para o mercado de trabalho, espaço para desenvolver o empreendedorismo, contribuindo assim para o desenvolvimento econômico do município.

O REC será um difusor de conhecimento para o município, Um propagador de conteúdo já existente em ouras instituições. O intuito do REC é trazer conhecimento técnico e superior em áreas estratégicas para o desenvolvimento do município.