A titulo de desculpa

Amigos, viajei.

Fui longe, com o intuito de visitar o meu filho, que trabalha na República Tcheca.

Na chegada à Europa, uns dias revigorantes no sul da França, a bela e interessante Nice, a que foi grega, romana, sarda e, por fim, passou a ser definitivamente francesa... a luminosa capital da Côte d'Azur, a pátria de Giuseppe Garibaldi.

Depois, o porto de Marseille se escancarou para mim, os barcos no velho porto, o magnífico Mucem, o museu das culturas mediterrâneas, o museu que conta - e mostra com instrumentos - o estabelecimento do ser humano naquele recanto do mundo, origem de tantos povos.

Um avião me levou a Praga: eis-me na Europa Central. Praga me cativou, com sua arquitetura barroca, suas construções medievais, o rio, o belo rio que a corta, descansando à sombra de árvores outonais. Com meu filho, circulei pela imponente ponte Carlos, transitei pelas ruelas da cidade que mais tem teatros na Europa, visitei o kafkiano museu de Franz Kafka.

A seguir, andamos pela elegante e chique Viena, a cidade que foi capital do Império Austro-Húngaro. Visitamos os magníficos palácios imperiais, percorremos os aposentos de Sissi e seu marido, o imperador Francisco José, prestamos nosso tributo à linda catedral vienense.

De lá, fomos a Salzburgo, uma encantadora cidade antiga, fundada pelos celtas antes de Cristo e, durante vários séculos, governada por príncipes-arcebispos. Apenas no século XIX o principado passou a fazer parte integrante da Áustria. Salzburgo é uma exaltação a seu filho mais ilustre, Mozart.

Deixo aqui o meu resumido relato a respeito da viagem que empreendi, durante quase um mês. Tal foi o motivo por que me mantive afastada do Recanto.