Caminhada Militante

Luiz Mário Gonsalves.

Encontrei em um jornal na seção de “Cartas” A carta do missiva acima. Achei interessante, recortei e guardei. Foi publicada em 21/07/2008. Não lembro o jornal.

“Filiei-me ao PT em 1982, influenciado pelo o Senhor Joaquim de Oliveira e Ignácio Hernaddez. Inspirei-me nas teses de Karl Marx, Lênin e Che Guevara em minha formação política. Participei de corpo e alma em plenárias, inúmeras reuniões e debates. Enfrentei a luta campal e psicológica.

A luta campal era através das greves e movimentos populares, reprimidos pela a força policial com seus cassetetes família. A luta psicológica era ganhar a pecha de baderneiro, agitador e terrorista. Lembro-me em uma das greves, um soldado arrancou-me a camiseta gritando; “comunista safado!” Minha resposta foi : comunista sim, safado é você!” Fui preso por desacato. O soldado pôde me desacatar!...

Psicologicamente, era muita humilhação nas panfletagens de movimentos sociais e eleitorais. Até clichês chulos a gente ouvia, mas a luta continuava, era o França na comunidade São José, a Mira e Romero nos Bairros Urca e Santa Terezinha .

Em Contagem, Senhor Joaquim de Oliveira, Ignácio Hernandez, Estanislau, professor Carlos José e tantos outros militantes petistas, eram aguerridos.

Ouvi palestras sábias de Luiz Dolce, Ronald Rocha, Sandra Starling, professor João Antonio, Rogério Correia, Neila Batista, Eduardo Albuquerque, Carlão, Marilia Campos e tantos outros de igual talento.

Em 1988 ganhamos a prefeitura de São Paulo com Luiza Erundina.

!989 gritamos, sofremos e choramos com o “Lula quase lá”. Mas venceu a solidez da mentira como escreveu Pedro Tierra.

!992 quebramos a espinha dorsal da direita em BH, ganhando a PBH dos biônicos, com Patrus Ananias.

2002 nem precisa comentário, foi sem dúvida o nosso orgasmo ideológico.

Teci esse comentário para criticar os 85% de petistas que aderiram ao tucanato. Embarcaram na onda do queridinho das elites mineira, o (glorioso) e (majestoso) “Menino do Rio”

Por isso decidi: Sou PT, voto Jô.

Lair Estanslau Alves.