A tal Felicidade

Acredito que a felicidade realmente nos faz melhores.

Quem disse que o sofrimento nos enobrece? Quer dizer que para ser melhor ou aprender algo preciso antes sofrer? Se não o meu aprendizado não será bom? NÃO acredito nisso nem por um instante. Sei que cada um tem sua opinião, mas acho que é na alegria, quando estamos felizes que somos pessoas melhores. Estamos mais abertos a energia do amor, mais sensíveis e conseguimos perceber o outro com os olhos da alma. Tornamos-nos mais generosos pelo simples fato de querermos que todos compartilhem a nossa felicidade.

O sofrimento faz parte do crescimento de qualquer pessoa, mas não torna alguém melhor ou pior porque sofreu mais ou menos. Acho que podemos renascer, começar de novo a partir de um grande sofrimento, mas isso não é um fato obrigatório. Tendemos a valorizar o sofrimento, dando uma importância que talvez ele realmente não possua. É inevitável, faz parte da vida, da nossa evolução, assim como os momentos felizes. O sofrimento nos atinge em suas variadas formas, a felicidade também.

Vejamos então: sofremos por amor, pela perda de alguém, por doença, por planos frustrados, por solidão, por sermos desprezados, humilhados, rejeitados, espezinhados etc a lista é infindável. Ficamos felizes por tantas coisas...o nascimento de um filho, uma data festiva, estar com amigos, lugares que nos inspiram, ouvir uma música, ler um bom livro, família, fazer coisas da qual gostamos muito, conhecer novos lugares... admirar uma paisagem, ouvir um pássaro cantar, encontrar o amor, beijos e abraços, nos enternecermos com uma cena de amor que nos enche o coração de paz e alegria...ufa! A lista também é infindável para a felicidade.

Fato é que sofrer, faz parte de sermos humanos. O sofrimento pode ser encarado de formas diferentes dependendo da época e do contexto em que está inserido, ás vezes supervalorizamos algo que, em outras culturas não se dá tanta importância assim. Sem falar naqueles que gostam desse sentimento, precisam disso, estão tão acostumados a sofrerem e serem vítimas que não sabem viver sem isso. Pensam que se a felicidade por acaso chegar, com certeza uma desgraça maior está por vir. Não sabem ser felizes, ou aproveitar os momentos felizes.

O sofrimento é real para aquele que sofre e o perpetua em sua existência, fazendo parte de seu ser, tanto que não sabe mais viver sem esse “vício”. Através dele se obtém atenção, se entra num ciclo que não tem fim. O meu conselho para essas pessoas é : Troque de vício, se vicie em felicidade, em pequenos prazeres, em tornar seu mundo mais leve. Essa é a busca da maioria das pessoas. Não podemos esquecer que a vida é feita de momentos felizes, o estado de felicidade constante não existe. Acredito mesmo que a felicidade está dentro de nós, é um estar e um bem-estar que nos preenche e se origina de motivos diversos. Pense bem sobre isso.

Com certeza você já se sentiu assim, e nesses momentos felizes, queremos compartilhar com todos o que sentimos. Temos vontade de sair abraçando e cumprimentando todos que encontramos pela frente, e essa energia é tão boa que contagia quem está perto de nós. O assunto merece inclusive a atenção de estudiosos. Acredito que existem pessoas que escolhem ser infelizes. Assim como existem aquelas que escolhem ser felizes, e estou convencida que a felicidade tem mais a ver com o nosso estado de espírito do que com bens materiais, tem mais a ver com o SER do que com o TER. Encarar a vida e os problemas de forma positiva já faz a diferença. A vida é curta e a nossa preocupação deveria ser desfrutar de coisas que nos fazem bem, que deixam nossa alma mais leve e nossos dias mais coloridos, para a maioria de nós isso requer um treinamento. É preciso um pouco de paciência. Uma das coisas que pode nos ajudar a ser mais felizes é entender que não podemos mudar nem controlar tudo. Saber e aceitar isso já nos dá uma paz incrível.

Enfim, felicidade é basicamente estar feliz, um estado de espírito, são sensações, sentimentos. Estar em paz com a nossa consciência também nos traz momentos felizes e sensação de estarmos plenamente conectados com o universo. A felicidade constante é uma utopia, ela existe em doses. Cada um tem que achar a sua maneira de ser feliz. A busca do material e do espiritual faz parte da nossa vida e nos angustia, às vezes temos um e não temos o outro, a procura por esse equilíbrio nos estressa, mas quando conseguimos isso, nos sentimos felizes e realizados. Vamos tentar lidar melhor com nossos temores e inseguranças, encarando nossos problemas de maneira mais positiva, vamos nos doar mais e sermos mais compassivos com o outro. Estando em paz, com certeza estaremos mais perto de sermos felizes.

Mariene Hildebrando

Especialista em Direitos Humanos

e-mail: marihfreitas@hotmail.com

MarieneH
Enviado por MarieneH em 28/11/2017
Código do texto: T6184419
Classificação de conteúdo: seguro