Guantánamo.

        Não é só o lugar da famosa canção "Guantanamera", que fez tanto sucesso nos anos sessenta, é uma prisão americana dentro de Cuba.
        Sim, isso mesmo que eu disse. Parece bobagem, mas não é.  Guantánamo está ao sul de Cuba, em uma base naval arrendada pelos americanos em 1903, à USS 4,083.00 por ano, dinheiro este que Fidel nunca usou, negando-se em repúdio ao abuso americano.
         Esta prisão viola todas as Convenções Internacionais, todos os direitos humanos,e todas as anistias , é o retrato do desmando que os fortes exercem sobre os mais fracos, onde nada é obedecido.
          À sua volta está o único campo minado do ocidente, os detentos não tem direito a julgamentos, nem a advogados, são torturados e humilhados todo o tempo , das formas mais crueis que se podem imaginar.
          Obama mandou fechá-la em 2009, mas o Congresso não permitiu, em razão de ter que transferir os presos para os EUA.
          Os presos são de várias nacionalidades, boa parte são do Afeganistão e do Iraque, presos políticos ou de guerra, alguns sob acusação de terrorismo, mas tem de tudo em pouco.
           Com Donald Trump, houve um novo retrocesso, pois ele é a favor de manter a prisão em funcionamento, e ainda hoje estão lá cerca de cinquenta detentos, bem menos do que os setencentos da época do Bush, é verdade, mas a intenção de Obama, não pode ser cumprida, o único presidente que realmente teve algum empenho.
            Segundo a Anistia Internacional, Guantánamo é o símbolo do abuso e da injustiça.

            Deixo este registro aos que defendem o capitalismo sórdido americano, "os donos do mundo", os que arrotam e cobram atitudes de todos os países, os que se metem nos problemas dos outros, os que gritam pelo corte de madeira na Amazônia, os que provocam golpes de estado nos países democratas, quando tentam se rebelar contra eles, os que plantam rumores de comunismo onde não existe, e por aí vai...


 
Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 02/12/2017
Reeditado em 02/12/2017
Código do texto: T6187893
Classificação de conteúdo: seguro