CONSEQUÊNCIA DO PECADO

 “Deus não criou o mal mas assume a responsabilidade por seu ‘surgimento’.”

Quando lembro dessa passagem eu fico imaginando o tamanho do amor de Deus e me recordo como surgiu o mal, e por meio de quem, por um anjo de luz, alguém tão puro e formoso, e por causa de sua formosura corrompeste seu coração. Eras tão belo e formoso como pode seu coração se corromper tanto? Conhecendo Deus como somente ele conhecias? “Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; lancei-te por terra, diante dos reis te pus, para que te contemplem. Ezequiel 28: 17”

E quando enfim lançado por terra, fez com que o homem pecasse e inseriu no coração de Adão e Eva o seu desejo de ser como Deus, inserindo em seu coração o pecado inicial. “Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vós abrirão os olhos e, COMO DEUS, sereis conhecedores do bem e do mal. Gênesis 3:5”

E deste modo, fez com que o pecado entrasse no mundo. E qual seria então a consequência do pecado? “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor. Romanos 6:23”. Assim, o homem passou a ser pecador e carregará as suas consequências eternamente, porém Deus em sua infinita bondade nós permite ainda uma chance, basta que aceitamos Cristo Jesus como nosso único salvador. Pois Ele mesmo menciona em João 14:6 “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

Conseguimos entender como surgiu o mal, a consequência do pecado que é a MORTE, agora precisamos entender o que é este termo e pra isso primeiramente vamos entender toda a complexidade envolvente nela. A primeira pauta será: quem é o homem. Desde sua formação até a morte. Pois para entender a morte precisamos entender o que é a VIDA.

 “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” Gênesis 1:27

“Então formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem PASSOU A SER ALMA VIVENTE.” Gênesis 2:7

A Bíblia nos diz que somos feitos do pó da terra. A mesma proporção de água que existe na terra está presente em nosso corpo que é aproximadamente 70%. E do mesmo modo, como a água do mar nossas preciosas lágrimas e nosso suor são salgados. E quimicamente todos os minerais que encontram-se no corpo humano está presente na terra. Ex: Oxigênio, hidrogênio, potássio, magnésio, fósforo, nitrogênio, cálcio, enxofre, sódio, carbono...

Cada qual desses elementos com sua finalidade, como tenho paixão pelo cérebro, sempre há uma busca por alimentos com quantidade significativa de fósforo, pois esse elemento segundo especialista é um ativador das funções cerebrais. Quando a memória está fraca logo lembro desse elemento.

Mas voltando ao texto de Gênesis 2:7, diz que Deus soprou. E soprou o quê? O fôlego de VIDA, só Deus tem esse poder. Pois Ele é a fonte de Vida. “Só Ele é Doador e Mantenedor da Vida.” Dr. Lucas, sim, o escritor do evangelhos de Lucas e também do livro de Atos era médico. E ele cita no livro de Atos 17:28 “Porque nEle vivemos, e vivemos, e nos movemos e existimos... “
A Bíblia diz que soprou as narinas do boneco de barro e ele passou a SER alma vivente e não a TER alma vivente, ou seja, você É uma alma e não TEM uma alma. Para muitos creio ser uma grande surpresa, e outros nem tanto, muitos creem ao contrário, mas diga-me com um texto tão claro, por que a confusão? A diferença entre SER e TER é extremamente grande e a gramática ilustra claramente isso.

Dentro de cada ser vivente existe o fôlego de VIDA provenientes de Deus. O fôlego de VIDA que existe em você é procedência de Deus. Nesse caso, analisamos enfim o que é a MORTE então, ela nada mais é que a inexistência de VIDA. Para entende-la precisamos fazer o processo contrário da criação. Lembra-se? Então um boneco foi criado e tendo Deus soprado suas narinas passou a SER alma vivente. Deus concedeu ao ser humano, aquilo que somente Ele pode dar: VIDA, fôlego de vida, energia vital.

E então o que é a MORTE? “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor. Romanos 6:23”. O homem não foi criado para morrer, a MORTE é uma intrusa dentro do universo. E o que acontece na MORTE? “E o pó volte a terra, como era, e o espírito volte a Deus, que o deu. Eclesiastes 12:7.” Aqui em Eclesiastes diz que no momento que alguém morre, o ar continua existindo, mas o fôlego de VIDA volta ao seu Mantenedor e Doador de vida.

A MORTE é quando o corpo por algum motivo sofre um dano físico, e não pode mais haver VIDA, ou ser um instrumento em condições de abrigar o fôlego de VIDA, simplesmente, o fôlego volta a Deus. A Bíblia nos ensina que, quando alguém morre seu corpo volta ao pó e a energia vital volta a Deus, que aqui muitos chamam de espírito.

E então o que acontece com a Alma? “A alma que pecar essa morrerá. Ezequiel 18:20.” Exatamente isso que estás lendo. A alma morre. No instante que o ser humano morre a alma morre. Simples, porque a alma é a pessoa, é o corpo com VIDA. Em nenhum lugar na Bíblia encontrará que a alma é imortal. Pelo contrário acabamos de ver que a alma que pecar morrerá. “E como todos nós já nascemos pecadores, com a tendência para o pecado. Todos nós somos mortais. Almas mortais.

“Aquele que tem, ele só a imortalidade, e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu, nem pode ver, a qual seja honra e poder sempiterno. Amém. ITimóteo 6:16.”  Somente Ele é digno e imortal, só Deus. Clara como a água aqui está a verdade. Talvez por muito tempo obscura para alguns mas por outros fortalecida cada vez mais, essa é a mais pura verdade.

Por muito tempo muitos entre vós acreditam que podes pedir conselhos, ouvir recados e até mesmo manter contato com os mortos, porém muito cuidado queridos pois: “Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco têm eles recompensas, mas a sua memória jaz no esquecimento. Até o amor, o seu ódio e sua inveja já pereceram, e já não tem parte alguma neste século, em coisa alguma que se faz debaixo do sol.” Eclesiastes 9:5

A Bíblia nos ensina o que é a MORTE: “Não quero, porém irmãos, que sejais ignorantes a respeito dos que dormem, para que não vos entristeçais, como se cremos que Cristo morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com Ele. Digo isto, que pela palavra do Senhor; que nós os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor não precederemos os que dormem. Porque o mesmo descerá do céu com alarido, e com a voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós os vivos seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar com o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. Portanto consolai-vos uns aos outros com estas palavras. Tessalonicenses 4:13-16.”

 A morte em diversas passagens é comparada a um SONO PROFUNDO, a um SONO SEM SONHOS. E ainda entendemos que a ressureição ocorrerá quando Jesus voltar. Até então todas as pessoas que morreram permaneceram em suas sepulturas. Uma curiosidade muito interessante és que a palavra “cemitério” no dicionário Aurélio, vem do grego Koemetériun, ou “Dormitório”, “lugar onde se enterram ou guardam os mortos.”

Só há uma saída para a MORTE? “Eu sou a ressureição e a vida; quem crê em ainda que esteja morto viverá.” João 11:25. Assim como Cristo ressuscitou seu amigo Lázaro que dormia seu dono profundo à 4 dias, Ele prometeu que na sua Segunda vinda Ele irá ressuscitar TODOS QUE NELE CRERAM.

Em I Coríntios 15:51-56 há uma promessa aos que nEle crerem: “Na verdade nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados. Num momento. Num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta soará e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.”

“Não é maravilhoso saber que um dia a morte terá fim?” É maravilhoso pensar que um dia encontraremos cada um de nossos familiares, nossos amigos amados, que dormem o sono profundo e sem sonhos da morte. A ressureição é uma mensagem de Esperança. Creia!

“E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto nem dor, porque já as primeiras coisas são passadas. “Apocalipse 21:4

“A palavra de Deus que carrega toda a verdade nos diz que a MORTE está para acabar. Sim, isso que lestes! A MORTE terá um fim. Não é maravilhoso ouvir isso daquele que nos deu a VIDA, ouvir que um dia não haverá mais MORTE?”

Isso é a promessa de um deus de amor. “Aquele que não ama não conhece a Deus, pois DEUS É AMOR.
 

 
Elisa Strubb
Enviado por Elisa Strubb em 04/12/2017
Código do texto: T6189660
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.