DOCE PECADO

No texto anterior vimos a primeira consequência do pecado a MORTE. Hoje iremos entender que existem duas principais consequência do pecado e que cada uma delas causa muito sofrimento na vida de pecador. Claro, além de nos deixar outras várias consequências secundárias. Romanos 6: 23 entendemos essa segunda grande consequência. Além da MORTE temos a SEPARAÇÃO DA PRESENÇA DE DEUS.

Em Gênesis 2:16-17 Deus nos alerta sobre a consequência principal do pecado que é a MORTE. Quando o Adão e Eva pecarão, eles sofreram MORTE ESPIRITUAL – ficaram afastados da presença de Deus. Também os condenou à MORTE FÍSICA, iniciando assim o processo de degradação física que leva todos a morrer. Gênesis 3:19. “No suor do rosto comerás o teu pão até que tornes à terra, pois dela foste formado; porque tu és pó e ao pó retornarás.”

Por causa do pecado a terra perdeu a sua perfeição e se tornou um lugar difícil de se viver. A terra ficou amaldiçoada em consequência do pecado. “E a Adão disse: Visto que atendesse a voz de tua mulher e comestes da árvore que eu te ordenar não comesses, maldita é a terra por tua causa; em fadigas obterás dela o sustento durante os dias de tua vida. Ela produzirá também cardos e abrolhos, e tu comerás a erva do campo.” Gênesis 3:17-18.

E à mulher disse: Multiplicarei sobremodo os sofrimentos de tua gravidez; em meio de dores darás à luz filhos; o teu desejo será para teu marido, e ele te governará. Gênesis 3:16.”

O homem perdeu o direito de estar face a face com Deus, e fora expulso do Jardim do Éden. “O SENHOR Deus, por isso, o lançou fora do jardim do Éden, a fim de lavrar a terra de que fora tomado. Gênesis 3:23”. A SEPARAÇÃO ETERNA DA PRESENÇA DE DEUS é a pior consequência de todo o pecado. Pois à MORTE Deus disse que é semelhante um sono profundo e sem sonhos...

A Bíblia nos ensina o que é a MORTE: “Não quero, porém irmãos, que sejais ignorantes a respeito dos que dormem, para que não vos entristeçais, como se cremos que Cristo morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com Ele. Digo isto, que pela palavra do Senhor; que nós os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor não precederemos os que dormem. Porque o mesmo descerá do céu com alarido, e com a voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós os vivos seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar com o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. Portanto consolai-vos uns aos outros com estas palavras. Tessalonicenses 4:13-16.”

Por isso, Deus nos garante que: “Esta palavra é digna de confiança: se morrermos com ele, com ele também viveremos; se perseverarmos, com ele também reinaremos. Se o negarmos, ele também nos negará; se somos fiéis, ele permanece fiel, pois de maneira nenhuma pode negar-se a si mesmo. II Timóteo 2:11-13.”

Não temos como evitar a MORTE, podemos retarda-la cuidando do nosso corpo físico, mental e espiritual. Porém, é uma consequência que não há como reverter. Pois do pó fomos formados e ao pó retornaremos. “e o pó volte à terra, de onde veio, e o espírito volte a Deus, que o concedeu. Eclesiastes 12:7”

Quem peca se rebela contra Deus. O inferno é uma eternidade sem Deus. Colocarei em pauta esse detalhe para que não fique confuso. A eternidade sem Deus que me refiro, não é um inferno eterno. Queridos aqui só termos vida eterna. Se optarmos em seguir o mundo e seus pecados, não teremos direito a tudo isso, em poder novamente estar face a face ao nosso Deus e menos ainda estar eternamente com nossos familiares e amigos que tanto amamos. Pois todo aquele que nEle crer e aceitar viver em conformidade e amor viverá eternamente. “Aquele que crer e for batizado será salvo. Todavia, quem NÃO crer será condenado! Marcos 16:16” “para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:15.”

Retornando as diversas consequências secundárias do pecado a Bíblia ainda nos deixa outras como: Doenças, desastres naturais, relacionamentos difíceis e ainda consequências individuais como: Culpa, falta de sensibilidade, humilhação, castigo a Lei. Vamos entender um pouquinho cada uma delas brevemente, ok?!

Doença: Agora nossos corpos são vulneráveis a todo tipo de doenças e, ainda nosso corpo e sujeito a degradação física, onde nós leva a MORTE. A doença não é somente consequência individual do pecado (alimentação errada, vícios, “fastfoods”, refrigerantes, bebidas alcóolicas, falta de temperança entre outros); é uma consequência de pecado no mundo.

Desastres naturais: Fomes, dilúvios, terremotos, inundações e outros desastres são produto da maldição da terra.

Relacionamentos difíceis: Tornou-se muito mais difícil ter relacionamento harmoniosos com outras pessoas.  Pois perde-se a empatia e respeito ao alheio. Começa-se impor suas próprias opiniões e torna-se tão difícil aceitar o diferente, tudo aquilo que se faz ao contrário do que o “eu” faz.
E além dessa temos as consequências individuais onde cada qual com o sofrimento do seu próprio pecado.

Culpa: A culpa corrói a vida sem oferecer solução; começa a existir a sua própria condenação. E além disso, essa dor não permite que se perdoe, mesmo sabendo que quando nos arrependemos Deus lança nossos pecados nas profundezas do mar. “Tornará a ter compaixão de nós, pisará aos pés as nossas iniquidades e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar. Miqueias 7:19.”

Falta de sensibilidade: É o contrário da culpa, a pessoa perde a noção de certo e errado e continua pecando sem entender as consequências. Não há sentimento de culpa, ou seja, entendendo que não estas pecando, e assim prossegue sem ver e notar tudo o que envolve suas decisões.

Humilhação: O pecado leva à desgraça dos arrogantes e orgulhosos.

Castigo da lei: Alguns pecados são crimes e podem levar vários tipos de castigo aplicados pela justiça humana. E sendo eternas sem o arrependimento e remissão dos seus pecados. Por menores que pareçam ou mesmo aparentemente sem perdão para tudo há o seu devido castigo da lei.

O pecado nos traz dor e sofrimento sem medidas. Deus retribui a cada um de acordo com suas ações. “Mas, segundo a tua dureza e coração impenitente, acumuladas contra a ti mesmo a ira para o dia da ira e da revelação do justo juízo de Deus, que retribuirá a cada um segundo o seu procedimento. Romanos 2: 5-6.”

Deus é amor. IJoão 4:8. Comprovando isso Deus nos deixou uma grande esperança: “a vida eterna aos que, perseverando em fazer o bem, procuram glória, honra e incorruptibilidade. Romanos 2:7.”  Deus nos ama e não gosta de nos ver sofrer.

Por isso, Ele veio à terra para levar o castigo por nosso pecados em nosso lugar. Agora quem aceita Jesus como seu salvador recebe perdão de seus pecados e pode ficar na presença de Deus. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16.”

Um dia Deus vai destruir todo o sofrimento causado pelo pecado e os salvos viverão com Ele para sempre! “E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto nem dor, porque já as primeiras coisas são passadas. “Apocalipse 21:4
 
Elisa Strubb
Enviado por Elisa Strubb em 07/12/2017
Código do texto: T6192513
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.