O menino aprendiz de superação...

Devido não ser efetivo no quadro do magistério, trabalho em várias escolas sem escolher muito, e em um determinado ano, trabalhei em uma escola de Interior, iniciamos nossos trabalhos e aos poucos conhecemos cada aluno e suas dificuldades ou superações. Conheci um aluno que é exemplo de superação. Um problema congênito o impossibilitava de andar e de se expressar pela fala, mas o diferencial é a imensa vontade de aprender. “Apenas engatinhava”, os pais o levava no colo até o ponto para ele pegar o transporte escolar. Quando chegava à escola, o motorista ou os professores o pegavam no colo também, para colocá-lo na sala, e até para leva-lo ao banheiro. Apesar de não interagir com a classe, os coleguinhas sempre gostaram muito dele, o respeitando e ajudando. O tempo foi passando e logo, já conseguia ficar em pé apoiando-se em alguém ou na parede.

Nas aulas de Educação Física, ficava triste porque ele não conseguia participar das atividades físicas. O grupo docente sempre buscou contribuir para o desenvolvimento do educando, adaptando os conteúdos as atividades e promovendo cada vez mais a socialização com os demais colegas. Os cadernos começaram a melhorar: antes não se compreendia nada, eram apenas rabiscos porque sua coordenação motora era comprometida. Agora, no 5º Ano ele já conseguia escrever com letra script maiúscula, “quase na linha”, e seu vocabulário estava cada vez melhor. Chegou o dia em que todos na escola viram dar alguns passos sozinhos. Quanta emoção! Muita gente na escola chorou nesse dia: professores, diretora, secretária, funcionárias e até alunos de outras turmas!

Aos 13 anos e frequentando o 8º Ano na mesma escola. Segundo a última avaliação da turma e dos professores, é um dos melhores alunos da classe e da escola: esforçado, assíduo, estudioso, caprichoso, consegue ler, escreve com letra cursiva, consegue se organizar nos espaços do caderno, sabe toda a tabuada, interpreta, desenha muito bem, pinta bem, recorta com direção, é zeloso com material, participativo e apresenta comportamento exemplar. Nas aulas de Educação física, ele não corre velozmente como os outros, mas consegue executar muitas atividades e é juiz “oficial” das partidas de futsal.

A força de vontade de superar é muito maior do que os obstáculos da vida podem lhe apresentar, assim vai vencendo...

Edinei Inhaia
Enviado por Edinei Inhaia em 11/12/2017
Código do texto: T6196327
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.