O Presidente pede respeito...
(portal Ig)


Conforme  divulgado pela imprensa, em almoço comemorativo às promoções nas forças armadas, o Presidente Temer pede que o povo respeite às instiutuições . Quando o povo aderiu e entendeu rapidamente o plano Real, lembro bem, apesar da complexidade do plano para ser absorvido por uma população de 150 milhões de pessoas em sua maioria, simples, isso foi respeito! Quando o povo apoia ao Sérgio Moro (sem que isso seja literal) e à PF, isso é respeito às instituições; Quando o povo acata os aumentos sucessivos e fica quieto, mesmo vendo a compra de votos de deputados e senadores com o dinheiro público isso é uma elástica tolerância ao poder instituído. Então de que respeito às instituições está falando o presidente? Numa democracia o povo pode e deve se manifestar nos casos de aparente promiscuidade de membros dos poderes. Quem precisará ter comportamento que não suscite tais desconfianças são justamente os componentes dessas instituições, principalmente tratando-se de a quem se refere o Sr. presidente, cujas demonstrações nítidas de parcialidade são expressadas em quase todos as aparições espontâneas na media. O presidente parece esquecer que é o povo que paga as pompas e circunstâncias do poder e em relação a isso a minha saudosa mãe dizia: "quem come do meu pirão prova do meu cinturão". Os nossos cintos apertados na cintura batem como veludo nesses senhores.
Quanto às forças armadas, elas serão tão ordeiras para manter o status quo quanto para mudá-los, caso entenda ser necessário. Obviamente está sendo cortejada e certamente vigiada para não ter "ideias". Na verdade, as instituições tem a obrigação de se manter acima de suspeitas e não objeto do seu foco. É tudo que queremos, tal como o presidente, embora por motivos completamente diferentes.