Asilos ou Casas de Repouso.

O mais comum é Casa de Repouso, o nome asilo não costuma ser usado, mas também são usados os nomes " Lar...", " Recanto...", " Casa...", e "Residencial...", tudo, menos asilo, que com o tempo caiu como pejorativo.

Agora que já não sou tão jovem e estou aposentado, vou pegando os trabalhos " free lancer" que surgem, e venho pesquisando e me comunicando com essas "Casas de Repouso", oferecendo uma máquina japonesa de tecnologia avançada, e que ajuda na recuperação e nos diversos tratamentos, além de custar caro à beça.

Depois de semanas vendo sites e fotos dessas casas, posso dizer; " nunca vi tanto "veio" na minha vida, rsss...e me faz pensar : " Será que eu me adaptaria a um lugar assim ?".

Algumas dessas casas parecem hotéis ou clubes, mostram esse pessoal da terceira ou quarta idade todo feliz, dançando , fazendo trabalhos manuais, assistindo TV e sendo cuidado por enfermeiras sorridentes.

Confesso , teria enorme dificuldade, não conseguiria jantar direito vendo aquele caldinho escorrendo pelo canto da boca, aquelas dentaduras ameaçando escapar, gente comendo de boca aberta, mostrando e ruminando a comida, ou os "veinhos" que mastigam até a sopa.

Esses detalhes à mesa, junto com um papo confuso e repetido , como o "feitiço do tempo", seria de dar nos nervos. E que não viesse enfermeira nenhuma querendo me direcionar; " agora vamos jogar dominó ", agora vamos brincar do "jogo da velha", e como já estou num asilo mesmo, esse é o jogo mais popular, rsrsss...

"Mas eu quero ler "- " Não senhor, agora está na hora da pastilha e ir para a caminha , que são 9 h da noite".

Na hora da higiene , isolamento total, nada de tomar banho com gente do lado, ou dividindo o espaço, os demais que se borrem nas calças, que eu não abro a porta.

E que ninguém coma banana sem os dentes, que sai briga feia, desço bengalada na moleira !

Brincadeiras e particularidades à parte, se tiver que ser, que eu esteja com 90 anos, e com pouca memória, de nem saber em que lugar estou, se no Céu ou na Terra.

Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 19/12/2017
Reeditado em 19/12/2017
Código do texto: T6202991
Classificação de conteúdo: seguro