" Nochebuena".

No espanhol, palavras de único significado, se escrevem juntas e passam a ser uma única palavra, como " nochebuena", " Cumpleaños", " enhorabuena" (em boa hora), e outras...

" La nochebuena ", é o dia que antecede o natal, ou seja, 24 de dezembro, é a celebração , o encontro, onde são feitos doces próprios da celebração, sempre com o vinho à mesa, pois faz muito frio por essa época, e movido a cânticos natalinos que ultrapassam gerações, onde todos cantam, sem exceção, as vozes de jovens e idosos formam um único som. Lembro-me que eram usados pequenos instrumentos, como pandeiros e matracas nos festejos.

Os presentes eram para o "Dia de Reis", 6 de janeiro, e na minha infância só os pequenos ganhavam presentinhos (regalos) , a exemplo do menino Jesus.

Papai Noel quase não existia para nós, somente os reis magos, e as lojas de departamentos mantinham homens fantasiados de magos para conversar com as crianças, e as nossas cartinhas eram entregues a eles pessoalmente. Tenho até uma foto que registra o momento.

No meu primeiro Natal eu só tinha um ano, mas claro, não me lembro de nada, apesar dos meus registros de memória começarem cedo, tenho lembranças perdidas dos três anos, e consolidadas à partir dos quatro .

A figura de Papai Noel pertencia aos livros infantis, Sta Claus, mas parecia nórdico demais, uma figura simpática que fazia brinquedos no polo norte, uma espécie de Gepetto natalino, para nós não tinha uma relevância, não fazia parte da nossa cultura.

Engraçado, que hoje toda a Europa o reverencia e tomou lugar no natal, acredito que ganhou espaço na globalização, através dos filmes americanos.

Eu gosto disso tudo, não sou cético, a minha criação me deu valores e costumes, e penso que tudo isso importa a sermos melhores de alguma forma.

Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 20/12/2017
Reeditado em 20/12/2017
Código do texto: T6203573
Classificação de conteúdo: seguro