As leis do assédio estão mais duras.

Já não era sem tempo ! As leis do assédio tem por função coibir os maus profissionais, que se escondem atrás de cargos para aliciar funcionários.

Vivi no mundo corporativo de grandes empresas, e depois de aposentado , também em empresas menores. O assédio está em todas as partes, e de todas as formas. Geralmente é velado, afeta o emocional , e as maiores vítimas são as mulheres.

As grandes empresas tem maior rigor e penaliza , embora na maioria dos casos "passe batido", ou não existam provas cabais , e nessa , os grandes pesam mais na balança. A hierarquia prevalece quase sempre , o que não deveria ocorrer.

Sempre fui muito profissional, e as colegas de trabalho foram realmente vistas como colegas, nunca encurtei espaço, mas vi muitos chefes de seção ou gerentes, indo para cima , promovendo alguém de forma suspeita, e as histórias sempre acabam vazando , nada fica 100% no escuro.

Algumas firmas já proibiram até aquele cumprimento de beijinhos, e toques demais entre as pessoas, caronas à dois ou almoços em separados, pequenas coisas que eram vistas como normais, já requerem atenção redobrada.

Existe amizade entre homem e mulher ? A velha pergunta que sempre retorna à base .

Difícil de responder, acredito que sim, mas não ao ponto de saírem juntos para uma simples cerveja e bate papo, então penso que a resposta esteja em uma palavra : "camaradagem", pois os limites do que é profissional ou não ,devem ser preservados, homens e mulheres são sexos opostos, e se atraem naturalmente.

Me lembro uma vez, foi na Volkswagen, eu estava tratando de um assunto com o chefe, e de repente chegou uma secretária perto dele, e encostou o quadril no seu ombro , falando mole, e ele pegou a sua mão e começou a acariciar...me deixando com o assunto pendente, então me calei e fiquei olhando , me levantei e fui embora para a minha mesa. Mais tarde ele se aproximou e me disse :" O que era mesmo o que você estava dizendo ?" , e respondi ; " Nada não, nada importante...". Soube mais tarde, que esse mesmo chefe já havia sido suspenso uma vez, e tinha um apontamento por má conduta.

Tenho outras histórias, mas o espaço não é para pontuar histórias, é para abordar um tema importante.

No entanto é preciso saber identificar o que realmente é um assédio, o que para mim é muito fácil, mas para outros pode não ser, e evitar a repressão excessiva , a má interpretação das leis, e o exagero, pois isto pode inibir a comunicação e o ambiente descontraído.

Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 09/01/2018
Reeditado em 09/01/2018
Código do texto: T6221047
Classificação de conteúdo: seguro