Fogo Cruzado

Estamos todos de parabéns?

O ser humano já consegue produzir no planeta terra muito mais alimentos do que é capaz de consumir. Graças à incorporação de novas tecnologias, a agricultura bate recordes de produção todos os anos; o planeta produz anualmente muito mais grãos do que necessita para a alimentação de todos os seres humanos.

As indústrias do mundo inteiro são capazes de produzir hoje, muito mais do que somos capazes de consumir. Só não produzem mais porque não há consumidores para tanto (consumidores são aqueles que podem pagar pelo que consomem), e assim eles reduzem a produção para se adequarem ao consumo.

Além disso, a cada dia que passa, novas tecnologias são incorporadas ao processo produtivo que aumenta a produtividade de modo que se produz mais, com menos esforço, com melhor qualidade, e precisando de menos trabalho do homem, que vão sendo substituídos por máquinas.

Se tudo correr bem, logo estaremos todos curtindo a nossa vida desfrutando do bom e do melhor nalguma praia paradisíaca, enquanto as nossas máquinas funcionam a todo vapor para produzir tudo que nós humanos precisamos.

Como as máquinas poderão se encarregar de todo o trabalho pesado e repetitivo, só restará para nós poucas coisas a fazer. Precisaremos planejar o futuro, programar os computadores e robôs, educar as crianças etc. Mas com certeza teremos muito tempo para o lazer e o ócio criativo, como diz Domenico de Masi (2001).

O que falta para isto acontecer?

O homem só precisa descobrir uma fórmula para fazer a distribuição da riqueza que já é capaz de produzir. Existem muitas riquezas concentradas nas mãos de poucos. Podemos dizer que temos alguns países com muito e muitos países com muito pouco. Podemos dizer que há poucas pessoas com muito e muitas pessoas sem quase nada.

Enquanto os Estados Unidos, Japão, Alemanha e outros países da Europa têm tudo, os países da África só têm miséria e fome. Mas não precisamos ir tão longe, enquanto você reclama que seu peso insiste em aumentar porque tem preguiça de ir a uma academia de ginástica, quanta gente vive de catar comida nos lixões sem outra possibildade de arranjar o que comer.

O fato é que, quando as máquinas se encarregarem de tudo, os donos dessas máquinas vão ficar cada vez mais ricos. Temos que criar uma forma de distribuir equitativamente as riquezas entre todas as pessoas de todas as nações.

Caso contrário, logo estaremos todos desempregados e quando todo mundo estiver desempregado eles vão vender os seus produtos pra quem?

Por causa dessa concentração da renda o mundo hoje já está em guerra. Guerra dos que não tem nada mais a perder contra os que ainda tem. Deveria ser contra os que tem tudo, mas nós estamos no meio do fogo cruzado. O número dos que não tem nada está crescendo cada vez mais, e nós seremos os próximos. Os homens que tem tudo possuem cada vez mais, apesar do seu número reduzido. E quem vai ganhar esta guerra?

Está difícil saber?

Pode ser que seja difícil saber quem vai ganhar, mas é fácil saber quem vai perder.

Quem vai perder somos nós. Vivemos presos atrás das grades de nossas casas, andamos com medo pelas ruas, evitamos sair a noite e quando nossos filhos insistem em sair, ficamos desesperados sem conseguir dormir até que eles voltem.

Nesse fogo cruzado já perdemos muitas vidas. Bala perdida?

Estamos no meio do tiroteio. Pra que lado correr?

Hiromi