Epilepsia.

Nesta semana um homem invadiu o calçadão de Copacabana e atropelou 18 pessoas, matando uma criança de 8 meses . Uma tragédia ! Os exames comprovaram que ele não havia bebido ou tomado drogas.

Ele é epilético , inclusive tinha os medicamentos no carro. Ouvindo a notícia , o apresentador marrento e mal informado, Datena, disse que um epilético não pode dirigir, então alguém deve tê-lo corrigido pelo ponto, e ele emendou..."ou devo estar mal informado". Na hora, eu disse : O senhor está enganado !

Há vários tipos de epilepsias, e a maioria controlada com disciplina e medicina.

Muitos famosos eram ou são epiléticos; Julio Cesar, Alexandre, o ator Danny Glover, Van Gogh, Napoleão, Machado de Assis, etc...

A pessoa perde totalmente a consciência, mesmo depois da convulsão, às vezes demora horas para voltar à si, o corpo fica muito dolorido pela forte descarga muscular, à ponto de no dia seguinte mal poder sair da cama. Não sabe o que aconteceu e nem aonde está.

Durante a convulsão não se deve puxar a língua, isso é um erro comum dos bens intencionados, basta colocar a pessoa de lado apoiando a cabeça da forma mais confortável possível.

A epilepsia não é hereditária, é única da pessoa, que precisa aprender a lidar com o problema para sempre, muitas vezes no avançar da idade os movimentos hormonais se modificam ,e as crises também se amenizam.

No caso de Copacabana, o homem estava com a carta cassada, mas este já é um outro problema, administrativo, e aqui sim ele deve pagar pelo ocorrido.

Nota : Meu filho é epilético, dirige e leva uma vida normal, toma medicamentos todos os dias desde criança, não bebe ( por opção), e aprendeu a lidar com isso desde muito cedo, sem dramas.

Quando era mais jovem tinha mais convulsões, pois às vezes se esquecia de tomar o remédio na hora certa, e mesmo a mãe avisando continuamente ,se distraia. O maior problema é de se machucar, o que acontece com frequência nesses casos.

PS: Devido aos comentários que estou recebendo , quero deixar claro que o meu texto não inocenta , a minha intenção é a de dizer que um epilético pode levar uma vida normal, em 70% dos casos os medicamentos respondem com eficácia, e o risco de acidentes é quase o de uma pessoa qualquer. Nem sempre o epilético ( se não estiver medicado), pode prever a convulsão, o sintoma se parece a uma enxaqueca , uma aura. Uma vez presenciei um ataque no refeitório da empresa, o empregado vinha com a sua bandeja nas mãos e de repente caiu no corredor, quebrando os pratos e derrubando tudo, inclusive sobre ele, todos se assustaram e alguns correram para ajudar e chamar o departamento médico às pressas.

Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 21/01/2018
Reeditado em 21/01/2018
Código do texto: T6231928
Classificação de conteúdo: seguro