Um Livro .

Quem ama ler de verdade, como eu, saberá do que estou falando : A forma de pegar um livro já é diferente, olha-o bem , acaricia a capa com cuidado, abre a primeira página e lê onde foi escrito, quando e por quem, sem pressa alguma, vira-o e lê a contracapa também.

A tranquilidade é companheira, nos acompanha por essa viagem literária,onde o tempo não conta, fica do lado de fora esperando, e não deixa ninguém bater.

Lê-se o prólogo ou introdução ( como queiram), e à seguir vem a forma do autor, como ele inicia a trama, colocando parte dele na narrativa e pensamentos, de modo que desafiem uma análise , sem interferir no mundo ou compreensão do leitor, instigando um raciocínio próprio. O bom escritor não é egoísta, ele gosta de oferecer múltiplas escolhas.

Me lembro que quando fazia "Letras" lia muito, um aluno de Letras lê muito, faz parte do conhecimento literário que precisa ter, conhecer muitas obras e autores, nacionais e internacionais, e no meu tempo não havia a facilidade da Internet, ou comprava o livro, ou tinha que comparecer à várias bibliotecas. Às vezes o curso disponibilizava brochuras de resumos de obras a preços baixos, o que ajudava bastante, mas isso dependia da boa vontade de algum professor.

Como trabalhava bastante, o tempo era dividido como era possível, e me lembro de estar sempre lendo, em tudo que era lugar : no ônibus, em casa, no banheiro, jantando, e etc...abdica-se de quase tudo.

Felizmente eu já levava uma boa bagagem familiar, meus pais incentivavam o gosto pela literatura, e comentavam sobre autores e obras, e assim adquiri o gosto muito cedo.

O tamanho de um livro não me impressiona, não avalio uma obra dessa forma, e acho uma bobagem alguém comentar que leu um livro em tempo recorde, como se fosse uma maratona, como também acho tolice quem lê o mesmo livro cinco vezes, de tanto que gostou , e penso; " Esse cara deve ter algum problema !".

Um livro contém arte, magia e conhecimento, traça um paralelo com a nossa própria vida, e nos inserimos intuitivamente nele. Quando o livro é bom ele nos pega e não nos solta mais.

Só aprende a escrever quem gosta de ler, há coisas que a faculdade não ensina, é preciso adquirir por si, e esta é uma delas.

Nesta semana li um texto de uma moça, que escrevia "voçe" ( assim, com cedilha e sem acentuar) , mas tantas vezes que aquilo me doeu, então pensei: " Será que ela nunca abriu um livro na vida ?", e abri uma frase dela , com cinco palavras, que também continha um " voçe", e acabei comentando, com educação. Pensam que corrigiu ? Nunca ! Então apaguei o comentário.

Infelizmente a qualidade está muito baixa, mas escrever não é só pegar o teclado ou a caneta e pronto, vai colocando tudo o que se pensa e que se dane o mundo.

O processo de ler e escrever nunca acaba, é contínuo, ele está vinculado ao exercício de pensar e amadurecer.

Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 25/01/2018
Reeditado em 28/01/2018
Código do texto: T6235790
Classificação de conteúdo: seguro