LULA CONFIRMA CANDIDATURA PARA A PRESIDÊNCIA DA REPUBLICA l

Lula confirma pré-candidatura mesmo com fato indesejável.

Aproveite-se o título, matéria escrita por Joelmir Tavares para SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)...

Ao confirmar sua pré-candidatura, para mais uma vez, subir ao Palácio do Planalto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse em reunião das lideranças nacionais do Partido dos Trabalhadores [PT], nesta quinta-feira vinte e cinco, que a campanha presidencial do partido tem que seguir mesmo que aconteça uma coisa indesejável.

O que é coisa?

Coisa não é nada!

Poderia ter sido usada oura vernácula mais condizente, como: - Fato, Ocorrência ou ate mesmo uma palavra indefinida, mas que tivesse sentido – algo.

Como se sabe, no dia anterior, o petista teve ratificada a sua condenação no caso do tríplex mediante decisão da Operação Lava Jato – seria preferível – Operação Lava a jato - confirmada por unanimidade no TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), o que pode e, salvo melhor juízo, deveria torná-lo inelegível.

O petista teria dito:

Abram-se aspas - Espero que essa candidatura não dependa do Lula, Essa candidatura só tem sentido se vocês forem capazes de fazê-la [fazer significa, ate que se prove o contrario lançar mão de alguma matéria prima e transformá-la em um produto, portanto seria mais adequado promove-la, ratifica-la, mas esqueça-se da adequabilidade] mesmo que aconteça uma coisa [coisa não é nada; fato, ocorrência, desígnio] indesejável. É colocar o povo brasileiro em movimento. – fecham-se aspas.

Continuou:

Abram-se aspas - E nós [o Partido dos Trabalhadores] temos uma arma poderosa. É cobrar deles [Judiciário], todo santo dia, que eles apresentem uma prova de qual foi o crime que eu cometi. – fecham-se aspas.

De fato, qualquer cidadão que fosse eleito para um cargo dessa natureza, seria muito displicente, para não usar outra vernácula, se sabendo que poderia se surpreender com o seu nome arrolado em um processo, se não se valesse de uma personalidade laranja.

O desembargador Leandro Paulsen, que era desde o início, e, foi o revisor do processo aberto contra de Lula no TRF-4, mencionou em seu voto que a prisão do ex-presidente poderá ser pedida assim que forem julgados os embargos de sua defesa, que infelizmente deve se valer das lacunas das leis para, pelo menos, tentar livrá-lo da taça do vinho do incomodo da prisão.

O rigor da sentença encurtou o cronograma projetado pelo Partido dos Trabalhadores - PT para brigar pelo registro do nome de Luiz Inácio Lula da Silva, na disputa, novamente, pelo direito de ocupar ao Planalto, mas o partido reitera, e, manifesta a intenção de seguir com a candidatura dele.

O petista teria afirmado:

Abram-se aspas - Nós não estamos jogando sozinhos no campo. Nós temos outros candidatos, e as pessoas que me julgaram ainda têm a caneta com tinta e, certamente, vão tentar criar obstáculo para evitar que o Lula continue andando pelo país falando mal deles. – fecham-se aspas.

Sobe tal eventualidade, o presidente [o substantivo é comum de dis, logo a presidente é asneira] nacional da sigla, senadora Gleisi Hoffmann, pelo estado brasileiro do Paraná, voltou a negar no encontro que o Partido dos Trabalhadores - PT trabalhe com a possibilidade de um plano B.

O presidente do partido, antes de colocar em votação a candidatura do ex-presidente, aprovada por aclamação e pelo auditório reunido na sede nacional da Central única dos Trabalhadores - CUT, na região de São Paulo, no palco, teria asseverado:

Abram-se aspas - Lula é o nosso candidato às eleições de dois ml e dezoito. – fecham-se aspas.

Depois da declaração do presidente do partido, salvo melhor juízo, o ex-presidente se valeu de uma metáfora, por sinal impropria, quando referenciou que a candidatura [dele] não é uma tentativa de se proteger das ações judiciais e que a sua maior defesa é a sua inocência.

Que inocência?

A inocência de Luiz Inácio Lula da Silva ficou a mais de sessenta anos do passado...

Em sua audácia, se bem que ele, Jesus Cristo, não se importa com as declarações humanas, teria dito:

O petista afirmou que às vezes tem a impressão de que as investigações contra ele são; abram-se aspas - A maior injustiça cometida na humanidade. – fecham-se aspas.

Teria prosseguido...

Abram-se aspas - Não é verdade? – fecham-se aspas.

Lula disse ainda que a candidatura não é uma tentativa de se proteger das ações judiciais e que sua maior defesa é sua inocência.

Abram-se aspas - Jesus Cristo foi condenado à morte sem dizer uma palavra, recém-nascido. E se o José não corre ele tinha sido morto. [...] Era a tentativa de julgar a alguém que vinha para fazer alguma coisa boa. [coisa não é nada] – fecham-se aspas.

Perante as gargalhadas da plateia, na convenção, teria arrematado:

Abram-se aspas - E olha que não tinha [seria mais apropriado havia] empreiteira naquele tempo, não tinha [seria mais apropriado existia] Lava Jato. Eu sei que amanhã a imprensa vai dizer: Lula se compara a Cristo. Longe disso. Mas eu tô [estou] apenas querendo relembrar a vocês. Não vai ser uma tarefa fácil. Esse partido passou um monte [tempo não produz monte; seria mis condizente interregno, interstício, período] de tempo gritando que não ia ter [haver seria mais apropriado] golpe e teve [houve seria melhor] golpe. – fecham-se aspas.

Para o ex-presidente, salvo melhor juízo, o Partido dos Trabalhadores - PT é vítima de uma trama premeditada a partir de um pacto entre o Poder Judiciário, a mídia e as instituições outras do Estado brasileiro que constroem uma versão.

Versão?

Teria dito mais:

Abram-se aspas - E eles encontraram uma coisa [de novo; o que é coisa?] que detona qualquer político: [a] corrupção. [A] Corrupção é uma desgraça. Mesmo os amigos da gente, quando a gente é denunciada, em um primeiro momento, até a gente provar que não é, as pessoas falam: E se for? Não é uma coisa simples você andar na rua e alguém gritar que você é ladrão. Isso é o que mais coloca a minha honra acima da pele, porque eu aceito me chamar até de corintiano, mas não posso aceitar que um canalha qualquer nesse país me chame de ladrão. – fecham-se aspas.

Ao se defender, o petista disse ainda ser vítima de um cartel dos juízes do TRF-4 que confirmaram a sentença de primeira instância aplicada pelo juiz Sergio Moro e aumentaram a pena.

Teria se exasperado:

Abram-se aspas - Um cidadão ficou seis meses com o processo, o outro teve seis dias, e, o outro nem tinha [melhor havia] pegado [pego] para ler. E eles construíram um cartel para dar [oferecer seria mais adequado] uma sentença unânime para evitar o tal embargo infringente. Eles formaram um cartel para tomar uma decisão com o pretexto de apressar a possibilidade de evitar que o Partido dos Trabalhadores - PT tenha [talvez fosse melhor oficialize] o Lula como candidato a presidente da República, ou, de evitar que a gente [se se referiu ao partido, nada a opor] volte a ganhar as eleições. Somente ontem [quarta-feira] eu compreendi o que era um cartel. Dava até para mandar para o Cade [órgão do governo que investiga a formação de cartéis]; teria frisado. – fecham-se aspas.

O discurso, de [a preposição (de) sugere que um elemento não pode ser separado do outro (copo de vidro, de plástico, mesmo destruídos continuam a ser de vidro ou de plástico, então, o mais logico seria a preposição) com] trinta e cinco minutos, foi recheado de críticas à Operação Lava Jato e de frases em que o petista diz estar de consciência tranquila após a sentença.

Teria finalizado com a alocução – [Se eles tivessem encontrado um crime que eu cometi, eu sinceramente estaria aqui pedindo desculpas para vocês. E, eles sabem que o que eu estou falando é verdade]. – fecham-se aspas.

Consta na historicidade humana que Marcus Pontius Pilatus teria perguntado a Yeshuah Baryoseph:

- Abram-se aspas – Quia veritas est? – fecham-se aspas.

Recebera como resposta...

Abram-se aspas – Eum sum via, et veritatis et vita; nec-quem vade pater se per mihi non fuit! – fecham-se aspas.

Usa-se o latim, apesar de que alguns pensadores julgam ser o latim uma linga morta e se esquecem de que, na Ireland, são duas as línguas oficiais, o inglês e o celta, mas coloca-se as frases dias por Pilatus em latim porque o dialogo não foi em português, que nem mesmo existia

Como brasileiro – aqui não a antiga profissão do extrator da Caesalpina Ecchinata (Pau-Brasil) -, tomando emprestado o verso de um poema escrito pelo celebre politico Ruy Barbosa; tenho vergonha de ser brasileiro e, pergunto:

Não é para se ter?

Nos últimos tempos, dentre tanto que há para se revisar no país, fala-se, somente, em reforma da Previdência Social.

Ora, se o ex-presidente puder se candidatar, claro; será eleito, pois aqueles que, não se esmerando em trabalho, se contentam com os míseros cercam, para mais ou para menos, cem reais que auferem do programa Bolsa-família e de valores não menos exíguos dos programas análogos e assemelhados, o reelegerão.

Neste final de texto, quando se enfoca a Previdência Social, questione-se:

No âmbito das aposentadorias especiais, um ex-presidente, cumprido o mandato, tem direito a aposentadoria, portanto, fica a pergunta:

Se reeleito, acumulará nova aposentadoria pelo novo mandato?

Por enquanto, é uma incógnita!

YOSEPH YOMSHYSHY
Enviado por YOSEPH YOMSHYSHY em 26/01/2018
Código do texto: T6237101
Classificação de conteúdo: seguro