_____________Você é Fitness?


 
Fitnessa palavra do momento! Praticantes e antenados sabem muito bem, este é o termo de comando nas academias, redes sociais, canais de TV e rodas de conversa. Mas afinal o que é ser fitness? A palavra de origem inglesa significa estar em boa forma física. A razão do vocábulo é muito simples: fica muito mais atraente fazer parte de um movimento fitness que de um movimento pelo estar em boa forma física. A coisa resumida no inglês, resolve tudo e tem aquele efeito top — outro jeito de falar  tudo gastando  menos. Quando não souber o que dizer de algo bom demais, diga apenas é Top, e tá tudo certo. Ser fitness, com tudo que significa, só pode ser bom. Em tempos de luta contra a má alimentação, o sedentarismo e síndromes da ansiedade e do estresse geral, está sempre valendo investir num estilo de vida mais saudável. E ser fitness é tudo isso: a prática de atividades físicas,  bons hábitos alimentares e a busca do descanso e relaxamento para corpo e mente. Tudo completo, num só pacote.

Perto da minha casa há uma superacademia, paraíso da população fitness. Ali, pegam pesado. Ao abrir minha janela às 5 da manhã, já dei com madrugadores, homens suados em suas camisetas regatas, e mulheres em suas malhas coloridas e rabos de cavalo, se exercitando nas corridinhas externas em volta do quarteirão. O que penso deles? Que pessoas corajosas, em seus espíritos fitness, que não se importam de madrugar para ficar em forma antes de pegar às 8 no batente. Tem mais: suspeito que se algum dia eu abrir minha janela às 4, ou deus-nos-livre, às 3, é bem capaz de lá estarem em sua luta diária pela boa saúde. Sem contar que à meia-noite, é bem capaz de ainda se encontrar algum valente naquele recinto, às voltas com pesos e barras, tudo ao embalo dos sons bombantes, que literalmente costumam  ribombar nestes locais, contagiando os passantes na rua — quem nunca se sentiu tentado a entrar numa academia ao escutar da rua a alegria e a energia pulsantes que escapam de seu interior? É sim, é tentador! E suspeito que os apelos sonoros, além de animar a vida dos que lá suam, sejam também para atrair e enfeitiçar novos adeptos.

Bravo! Dali, os guerreiros  fitness, naturalmente, saem para campear suplementos e alimentos. Agora, pululam pela cidade as lojinhas especializadas em tortas de aveia, pastas de amendoim, pão de queijo de batata-doce, bolinhos de cereais, pãezinhos integrais e muito, muito suco detox, de todas as cores e sabores. Pela hora do almoço, marmitinhas reduzidas com divisões bem calculadas de arroz integral, feijões brancos, bifinhos magros e grelhados e saladas salpicadas de sementinhas de toda sorte. Não é um barato, tudo isso? Não. Barato não sai. Pra quem não sabe, comer light sai pela hora da morte. Mas pra fugir da morte, que sofra o bolso, equação mais que justa, afinal já foi dito que não se faz uma omelete sem quebrar os ovos — sendo que o ideal seria uma omelete light, não é? A compensação virá nos ponteiros das balanças, e na medição dos colesteróis... Viva! Literalmente viva saudável! Só falta mesmo relaxar, que de nada vale corpo são e mente insana.


Por fim, fica mesmo é o recadinho que roda por aí num meme do gatinho-risada: se você não é fitness, não desfitinise a fitinância de quem está tentando fitinizar. Tá vendo? Agora até o vocabulário é light! Isso é mudança de comportamento, minha gente! Vamos nessa?