______________Entrevista na Rádio -"Fala, doutor!"

 
 

— Bom dia, doutor! É um prazer receber o senhor aqui no "Fala, Doutor" nos estúdios da nossa querida — e mais ouvida — Rádio Aurora Boreal, onde o dia é mais legal!
— Bom dia, Doroteia,  prazer é meu, estar aqui...
— Hoje vamos falar dos ouvidos, aliás, importantíssimo esse tema, já que a Aurora Boreal sobrevive dos ouvidos de nossos ouvintes — vamos rir um pouquinho, só pra descontrair, não é, doutor? — gostaria que o senhor esclarecesse algumas dúvidas desta população que mora em nosso coração! Pode ser?
— Pois, não, Doroteia! Tô aqui pra isso!
— Doutor, a Mauriceia lá do bairro Sol Poente quer saber... Lavar o ouvido em farmácias é uma boa prática?
— Bom, dona Mauriceia, não é! A  senhora pode correr o risco de ter um tímpano perfurado. O melhor mesmo é ir logo atrás de um médico, tá combinado?
— Hum... muito, muito joia, doutor! Agora a dúvida é do Seu Chico lá do Maria Mesquita... Ele diz que está com quase oitenta anos, mas não se descuida da saúde, que beleza, não é?
— Sim! Que beleza! Pois não, vamos ao Seu Chico!
— Uma dor de dente pode ser confundida com dor de ouvido? É  o que ele quer saber...
— Bom, Seu Chico, sempre há essa possibilidade. Para o senhor ficar mais tranquilo, o melhor mesmo é  procurar um especialista no assunto, tá certo? Assim, não teremos perda de tempo — nem de audição — não é?
— Ok, ok, doutor! — muito bom esse seu lado espirituoso! E agora vamos à pergunta da nossa ouvinte, Maria Odete. Ela  diz que é mamãe de primeira viagem... Tá com um bebezinho de dois meses! E aproveitamos para dar a ela nossos parabéns, não é doutor?
—  Sim! Claro! E qual é a dúvida da mamãe, Maria Odete?
— Doutor, ela quer saber como descobrir quando o bebê tem dorzinha de ouvido...
— Olha, Maria Odete, uma dica importantíssima: observe bem o seu bebê, se ele chorar forte... pode ser sim, problemas com o ouvidinho...
— Ah, sim! E nesse caso, doutor...
— Nesse caso, a Maria Odete deve, de imediato, procurar orientações médicas. Recém-nascido, atenção dobrada!
— Ótimo! Doutor, agora a dona Celeste, lá do Jardim Chinês... Ela quer saber o que fazer quando entra água no ouvido da criança, no banho de piscina?
— Bom, dona Celeste, o ouvido é muito sensível, a senhora como boa mãe já sabe, né? É  bom evitar a introdução de objetos estranhos! Toma sempre esse cuidado, viu?
— Sim, mas no caso da água da piscina, doutor...
— Bom, nesse caso, não há muito o que fazer... O melhor mesmo é ir o mais rápido possível ao atendimento médico para uma avaliação...
— Muito bom, muito bom, doutor! E agora a última pergunta...
— Pois, não, Doroteia! Vamos à última...
— Quais os sintomas de uma infecção de ouvido? A dona Wanda lá do Retiro das Flores quer saber.
— Infecção? Hum, boa pergunta... Pois bem, dona Wanda, no caso das infecções é preciso cuidado, muito cuidado. Elas podem sinalizar  quadros gravíssimos...
— O senhor, por gentileza, pode explicar quais são esses cuidados, doutor?
— Sim, claro! Nesse caso, a pessoa não deve tomar remédio sem instrução médica, de jeito nenhum! A orientação é de que não deixe esse quadro se agravar e procure o quanto antes a emergência médica.
— Muito bem, doutor! Excelente! Bom, pra terminarmos, o senhor deixaria alguma recomendação aos nossos ouvintes?
— Olha, Doroteia, eu recomendo o seguinte: não deixem para depois o que podem socorrer na hora. Com ouvido não se brinca! Ouçam sempre a palavra de um médico!
— Perfeito, doutor! Nós da Rádio Aurora Boreal agradecemos imensamente sua preciosa colaboração aqui no "Fala, Doutor".
— Nada a agradecer, Doroteia! Me chamem sempre que precisar, tá certo?
— Tá certo! Tá certíssimo! Tenha um bom dia, doutor!