Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Egocêntricos.

Será que não somos nenhum pouco egoísta? Mentiroso é aquele que disser que não é. Alguns são poucos, outros são ao extremo. Há por exemplo, os que chegam a achar que Mundo gira em torno do seu umbigo. Adoram receber e pouco dar.
 
Porém se fecharmos os olhos e refletirmos quantos atos egoístas nós já cometemos veremos que não daria para contar. Veremos também que muitas vezes que somente nos preocupamos mais com os nossos problemas e sentimentos do que com o do próximo. Queremos ser compreendidos. Mas não fazemos questão de compreender.
 
Queremos receber. Mas não fazemos questão de dar. Queremos ser amados. Mas muitas vezes não fazemos questão de amar. Queremos apoio.

E nem sempre fazemos questão de apoiar. Queremos atenção. Mas muitas vezes estamos sempre muito ocupados para sermos atenciosos, e por aí afora..
 
É claro que não fazemos isso com todas as pessoas. Apenas com uma ou outra. Geralmente somos mais atenciosos e outras ‘cositas’ a mais com quem realmente não merecem tanto. Porém eu fico pensando comigo mesma. Será errado esse comportamento? Penso que sim.
 
Porque é fácil se dedicar á alguém que nos dá valor. O difícil mesmo é se dedicar á alguém que não está nem aí pra nós. É fácil amar quem te ama.

O difícil é amar que não tem nenhum sentimento por você. Por que as pessoas vivem a se perguntar: Por que temos que gostar sempre de quem não gosta da gente? Por que nós valorizamos quem não nos valoriza? Será que essa é a lei da natureza humana?
 
Infelizmente não somos perfeitos e até chegarmos a essa perfeição muitos caminhos terão que ser percorridos. Talvez se caminhássemos várias horas como fazem os peregrinos descobriríamos no silêncio e no interior das nossas almas bem lá no fundo do nosso coração muitas respostas para muitas perguntas.
 
Talvez descobriríamos porque razão é que somos tão egoístas, às vezes fracas, submissas, porque ficamos tantas vezes na vida perdidos.

Há muitas pessoas inteligentes, é tão inteligente, que o sentimentalismo ficou para trás. Ser racional, pensar com a mente é mais fácil. O difícil é pensar com o coração.
 
O coração diz coisas que a mente é incapaz de dizer. A mente é razão nua e crua. O coração é razão, é sentimento, é compreensão, é paciência.

O coração é mais justo que a mente, o coração vê e reconhece o que é certo e o que é errado, o coração sabe quando alguém lhe diz a verdade e quando está mentindo.
 
Quem já não ouviu alguém dizer: “Faça aquilo que seu coração mandar” Isso quer dizer: Pense Com o Coração. Pensar com o coração não é usar o sentimentalismo, mas pensar com inteligência, como eu disse o coração é a mistura da razão e do sentimentalismo.
 
Mas infelizmente enquanto não formos afortunados dessa inteligência, enquanto continuarmos agindo somente pela razão, pelo ego, individualismo continuará, mesmo que esse individualismo seja pouco.


19/07/2005

SBernardelli
Enviado por SBernardelli em 22/10/2005
Reeditado em 21/12/2010
Código do texto: T62446
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
SBernardelli
Caraguatatuba - São Paulo - Brasil
912 textos (290095 leituras)
25 e-livros (11513 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 09/12/16 11:37)
SBernardelli