Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Sabedoria

Às vezes fico pensando. O que mudou mais foi o mundo ou eu?. Com certeza foi mundo. Eu continuo mais ou menos a mesma.

Algumas pequenas mudanças de pensamentos do resto. Está tudo igual. Nunca tive preconceitos, conheci e convivi também com vários tipos de pessoas, desde a classe rica á pobre, mas sempre optei mesmo pelo mais simples. Mas... O que é o simples?

 

O simples é o mais singelo, sem ornamentos, o que se é mais fácil de se entender, no “Homem”. Não importa a sua classe social, sua preferência sexual, sua cor sua raça, mas, o que traz no coração, na alma, na inteligência e consciência, a humildade, experiências e sabedorias.

 

Não adianta ter, dinheiro, fama, posição social se não houver essas coisas. Dinheiro não substitui a paz de espírito, uma alma boa não se importa com a fama; para ser inteligente não é necessário ter posição social, ser letrada, basta apenas compreender, ser perspicaz, ser consciente, saber discernir o bem e do mal. Para ser sábio não é necessário usar de palavras difíceis.

 

A sabedoria não está somente nos livros e nem nas palavras, ele também tem um único professor. A própria Vida. As matérias são compostas: de dor, lágrimas, obstáculos, derrotas, vitórias, amor e alegrias. A dor, o sofrimento, os obstáculos derrubados são notas de coragem que recebemos na vida.

 

Mas não aprendemos apenas sozinhas, as outras pessoas que vivem ao nosso redor nos ajudam, nossos pais, filhos, amigos, os jovens, aqueles mais experientes que já passaram por vários estágios de evolução e crescimento, com nossos inimigos, pois eles nos tornam fortes, com as crianças, pois elas nos mostram amor, esperança, alegria e a beleza que tem a vida.

 

Existem ainda muitas pessoas independentes da idade, que ainda não chegaram a estágios nenhum, que ainda são rebeldes, vingativos, usa de maledicência, arrogância, desonestidade para chegar aonde quer, mas esses, são os pobres de coração e principalmente de alma, desprovidos de inteligência, consciência, honestidade, desconhece o respeito, a lealdade, o amor ao próximo.

 

Hoje vivemos em um mundo, quase sem compaixão, sem compreensão com o próximo, um mundo violento e estressante, muitas vezes também somos presos nessa armadilha fugimos do nosso controle, desarmonizarmos, mas os mais experientes e os mais sábios sabem como se soltar e até escapar delas.

Viver é ousar, sem sacrifícios, sem luta, sem ansiedades, falhas todos cometem, mas se não houver paciência não chega a nenhum lugar.

 
Para pensar

Não se julgar um gênio, nem todos os gênios são sábios.

" O lógico julga possuir em si mesmo o sentido do mundo e sua vida. Transpõe para o mundo e para a História a aparência de ordem e de teologia manifesta por uma pessoa de vida racionalmente organizada.

Por isso, acredita no progresso. Vê que, hoje em dia os homens sabem atirar melhor e viajam com mais rapidez do que outrora.

Entretanto, não pode nem querem perceber que semelhante progresso representa imenso recuo. Para ele o homem atual é mais desenvolvido e mais sábio do que Confúcio, Sócrates, Jesus, simplesmente porque aperfeiçoou mais certas aptidões técnicas”.(Hermann Hesse)

08/7/2005
SBernardelli
Enviado por SBernardelli em 22/10/2005
Reeditado em 26/06/2009
Código do texto: T62463
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
SBernardelli
Caraguatatuba - São Paulo - Brasil
912 textos (289810 leituras)
25 e-livros (11513 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 04/12/16 06:42)
SBernardelli