Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

A soberba

Às vezes fazemos coisas que são incompreensíveis para alguns e odiosa para outros. Mas nem toda atitude errada de alguém deve ser sempre vista com intenções de prejudicar. É bem verdade que hoje em dia muitos fazem coisas com más intenções, mas tem suas exceções.
 
Mas aqueles que são mais soberbos nem sempre vêem por este lado, muito pelo contrário. Faz com que ele se julgue superior a todos os seus semelhantes e não admite que ninguém possa realizar-se com ele em seus predicados ou talentos. Geralmente, a soberba é criada juntamente com o crescer da fortuna.
 
A ostentação do luxo desenfreado, a ansiedade de aparecer sempre brilhante aos olhos de todos faz inflar o coração prepotente.

Esquece-se que é um mortal e que um dia irá reduzir-se a um pulverizo. O soberbo sabe apenas criticar, mas não sabe ensinar, esquece que tudo passa nesse mundo e que a vida é como um oceano um movimento constante, se forem boas coisas, virão boas coisas, se forem más coisas, más coisas virão. Tudo passa neste mundo.
 
Os impérios mais poderosos, os castelos suntuosos com seus reis imponentes e cortesãos vaidosos estão hoje sepultados em suas próprias ruínas, mostrando os seus escombros o que vale a soberba. A soberba afasta o homem de Deus.
 
E ela encontra amargo e profundo castigo no primeiro tropeço, na primeira queda. O orgulhoso apenas sabe viver enquanto está por cima de tudo e de todos. Basta descer um degrau de seu poderio para que se desespere e se sinta humilhado.

28/05/2005
SBernardelli
Enviado por SBernardelli em 22/10/2005
Reeditado em 21/12/2010
Código do texto: T62476
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
SBernardelli
Caraguatatuba - São Paulo - Brasil
912 textos (290117 leituras)
25 e-livros (11513 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 09/12/16 19:16)
SBernardelli