TOLERÂNCIA

DEPOIS DE MUITO TEMPO, VOLTEI A FALAR UM POUCO A PARTIR DAS MINHAS AULAS DE SOCIOLOGIA E HISTÓRIA.

ESPERO QUE GOSTEM.

TOLERÂNCIA

Em um mundo acelerado pela velocidade da Internet, é vital saber julgar as ideias que chegam até às pessoas de forma crítica e racional, para evitar a manipulação. Também é essencial suportar as ideias usando argumentos sólidos e válidos. Em linguagem clara e acessível, utilizando exemplos motivadores. O uso de argumentos e evidências relevantes para que as pessoas consigam ampliar seus conhecimentos, idealmente através de uma profícua e valiosa interação linguística é fundamental na argumentação. Argumentar bem e pensar criticamente são, no final das contas, duas habilidades que distinguem as pessoas que fazem diferença neste mundo, aquelas que vencem suas batalhas não pela força, nem por coação ou prepotência, mas sim pelo bom uso do poder das palavras e das ações concretas.

Conceitos como multiculturalismo, educação intercultural, diversidade cultural, pluralismo religioso, direito à diferença e às identidades de gênero, de raça, de orientação sexual, de pertencimento ou de geração têm conquistado grande espaço no discurso educacional nas últimas décadas no mundo das ciências humanas.

No entanto, a temática da tolerância e da ética parece que tem sido central para se repensar os Fundamentos da educação. Pois, o debate sobre a perspectiva intercultural em educação deve ser sempre uma tônica imensurável. Principalmente, na fecundidade da vida contemporânea a reflexão deve ser cautelosa acerca dos velhos e falaciosos dilemas sobre o particular e o universal, diferença e igualdade, subjetividade e objetividade, contingência e necessidade.

A aplicação dessas ideias no âmbito da ética tem a sociedade aberta como resultado. O conhecimento é essencialmente falível e refutável, então, é necessário cultivar a disposição para retificar as ideias e as examinar criticamente. A sociedade aberta está baseada na possibilidade da crítica, na rejeição de qualquer tipo de autoritarismo e de dogmatismo e, sobretudo, na tolerância.

A tolerância como uma postura, ao mesmo tempo, epistemológica e ética, inclui o crivo para a responsabilidade intelectual. A tolerância é fruto de um processo e de uma aposta que nasce de três princípios fundamentais: a falibilidade, o diálogo racional e a aproximação da verdade pelo debate.

A melhor crítica é a autocrítica, pois esta busca os próprios erros, aprende com eles e os demonstra aos outros. É preciso reconhecer que, além da autocrítica, a pessoa necessita também das críticas alheias. As pessoas necessitam umas das outras para a correção dos erros e para o avanço da verdade.

É isso aí!

Acácio Nunes

Acácio Nunes
Enviado por Acácio Nunes em 08/02/2018
Código do texto: T6248629
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.