POLÍTICA

Política é uma palavra originária da língua grega clássica, “polis” – comunidade. A ideia de polis contém um sentido de plenitude de convivência que já está ausente dos termos latinos civitas, civis, civilis. O termo política se designa não somente determinado tipo de realidade, como também os saberes a respeito dela.

Por política entende-se também uma arte. Assim, a política será justamente o conjunto de atividades e instituições que tem de um modo ou de outro, por objeto e conteúdo a coordenação desse todo para tal fim e a ordenação em dois sentidos fundamentais: organização racional de meios para a consecução de um fim e o mandato que prescreve ao todo, a todos e os seus integrantes em fundação do todo.

Para saber o que é de fato política, é preciso ir até a ética, a antropologia, a ontologia, a metafísica, a teologia, a filosofia. O político se torna, por mais que seja inadvertência, ubíquo, envolvente e inevitável.

O político não é algo alheio, separado, distante, de onde provenha a existência da pessoa, seu sentido e seu valor, mas antes, dá sentido e valor à ordem objetiva. É preciso afirmar que o princípio, o sujeito e o fim de todas as instituições sociais são e devem ser a pessoa humana, a qual pela sua própria natureza tem necessidade absoluta da vida social.

A política é a parte da ética que corresponde à fase culminante do processo de construção do ser humano, como realidade física, é constitutivamente moral, a seu modo, ao passo que a dimensão de realidade moral que a pessoa tem é constitutivamente costume, cultura, ética, história, religião, social e política.

A pessoa não é livre para estar ou não em politica, e sim para adotar esta ou aquela posição política, conquanto a atitude mais comum seja fictícia de não tomar expressamente nenhuma.

“Fala-se sempre de comprometer-se, como se isto dependesse de nós; mas estamos comprometidos (...) e quem não faz política faz passivamente a política do poder estabelecido”. E. Mounier.

Em sentido restrito, a política se caracteriza pela máxima altura superestrutural do plano em que se desenvolve, pela centralidade da perspectiva em que se situa, pela generalidade e publicidade dos assuntos que lhe correspondem: ela é o centro no qual os planos são traçados, e no qual os planos de construção da polis são executados.

A política caracteriza-se igualmente pela perspectiva do curto prazo e do médio prazo que também pode obedecer a projetos e pretensões socialmente globais e centrais, mas se move na perspectiva do longo prazo, exigido pela profundidade do plano em que transcorre.

Mas na realidade nem todos os políticos seguem o que realmente é a política A política converte em assunto público tudo aquilo em que se situa sob a luz do publico e fica exposta a ser uma ação em favor da polis. Isso é política, isso é uma realidade onde se pode praticar a caridade e não o contrário. Onde apenas os jogos de interesses à custa de muito dinheiro tirado das economias do povo. Uma política sem ética, sem amor e sem fé. Essa realidade acaba com a esperança das pessoas de bem.

É isso aí!

Acácio Nunes

Acácio Nunes
Enviado por Acácio Nunes em 15/02/2018
Código do texto: T6254742
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.