MACHISMO

Vamos refletir um pouquinho hoje sobre o machismo existente em nossa sociedade.

Conhecer a si próprio é um dos grandes desafios que o ser humano enfrenta durante toda a sua existência; construir-se como cidadão pleno, capaz de perceber-se como pessoa - homem e mulher - atualmente na sociedade que está cada vez mais fluida, híbrida e com uma hierarquização de valores diferente das décadas anteriores.

Este desafio faz com que surjam novos debates, reflexões diante desse novo mundo; traz à tona estudos de gênero e sua valorização. Diante disso evidencia-se a relevância de uma reflexão que permitirá investigar e refletir sobre a questão das masculinidades/feminilidades existentes e lançar novos olhares, percebendo perspectivas, desvendando possibilidades e contribuir para a construção de novos caminhos rumo a uma sociedade mais justa, igualitária e harmoniosa no que se refere ao respeito à dignidade humana.

Padrões comportamentais de como ser homem e como ser mulher permeiam o dia a dia das novas gerações e antigos comportamentos são percebidos, como na obrigatoriedade das meninas serem mais recatadas e meninos serem “pegadores”. O ser do sexo masculino que não age assim é classificado pelos colegas de gay. Este registro evidencia a presença não só do machismo, como também da homofobia, mas, sobretudo da extrema desvalorização de características femininas, além de explicitar o controle exercido através do moralismo.

Diversos estudos vêm analisando a influência do gênero no sucesso e insucesso diante do dia a dia das pessoas. Mulheres bem comportadas, pessoa boa; homens inteligentes, indisciplinados, fortes, autoritários; contudo essa análise justifica e valoriza o papel masculino. Considerando é um tema longe de se esgotar, não deixa de ser uma realidade em que vivemos.

O machismo ainda está muito presente em nosso meio. Precisamos acabar com isso.

É isso aí!

Acácio Nunes

Acácio Nunes
Enviado por Acácio Nunes em 20/02/2018
Código do texto: T6259183
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.