Não acredito em licitações , ou quase !

Sei que existem licitações corretas, bons profissionais existem em todos os lugares, mas se confundem entre os maus, que dimensionam a classe negativamente.

Sou à favor das cotações fechadas, como nas multinacionais, são muito mais transparentes. Feitas totalmente por sistema, os dados são imputados pelos fornecedores e o próprio programa equaliza na data programada.

Em um país onde 50% tem emprego informal, onde se foge do compromisso das taxas e recolhimentos, por serem injustos, a arrecadação do Estado se engasga no próprio vômito, a cada dia mais.

Quando da construção dos Estádios de futebol para a Copa, criaram-se projetos e cronogramas das obras, como é de praxe, prevendo tempo, evolução e orçamento, e nada bateu com nada, estouraram todas as previsões. Trabalhei anos com projetos, e sei que até 30% à mais do orçamento inicial , pode acontecer realmente , por "n" motivos, no decorrer das obras, e sempre "justificados" com fortes argumentos, por isso todos os projetos guardam uma reserva orçamentária.

No caso dos Estádios, foi "dinheiro público", direta ou indiretamente sempre é, pois BNDES , FGTS, Incentivos fiscais e outros bichos...se traduz a " dinheiro do povo", outras coisas deixaram de ser feitas naquele momento, se depois o dinheiro retorna ou não, ninguém sabe , aqui ninguém dá explicações de nada ?!

Os orçamentos foram "arrebentados" desde o início dos projetos, sem grandes explicações, na base do " um pra mim, dois pra você", coisa de moleque de escola repartindo as balas de goma.

Um cronograma bem planejado vai liberando a verba a cada etapa vencida ( eventos) , cujos percentuais variam de acordo com a importância da etapa, sempre com uma retenção de verba de 10% , que se acumulam e cujo montante é pago ao término da obra. Se a etapa prevista não é alcançada, não se pode liberar a verba, isso é contrato bilateral, aprovado pelas áreas ;econômicas ,técnicas, comerciais e jurídicas dos dois lados: contratante e contratado, nada assim, tão especial. Não tem segredo !

Sempre torci o nariz para licitações, nunca trabalhei com elas, mas com inúmeros fornecedores que trabalhavam com elas, todos os dias, e o "feed back" geral , era ruim .

Por que não começar a mudar por aí ,será que não percebem que algo não vai bem ?

Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 01/03/2018
Reeditado em 01/03/2018
Código do texto: T6267459
Classificação de conteúdo: seguro