Mas já são danado esses caboclos...

O centenário do contestado acontece através de uma organização grandiosa, e assim às pessoas fazem acontecer para reviver, trazendo do passado o conhecimento que está obscuro da sociedade, então em um desses momentos percebe-se como viviam àquelas pessoas.

Olha só, como era tranquilo esse lugar, antes da guerra, estavam longe da criminalidade e de tantas outras situações que jamais poderiam imaginar, em dias atuais.

Quando em um piscar de olho, aparecem inúmeras informações, pessoas totalmente diferentes das quais estavam acostumados e até mesmo palavras que até então eram desconhecidas e causavam terror ao menos em seu âmbito familiar, assim surgem rumores de tempos em que o ser dependerá de muita persistência e fé, para tentar sobreviver e proteger seus lares, às crianças jamais ouvira palavras que causavam terror, agora amedrontadas, nem se quer poderiam sair aos arredores de suas casas, devido à crueldade que assombrava a região.

Caboclos totalmente a mercê de qualquer investida, sem armas para defesa! Pedaços de madeiras, facão de pau, e a melhor das armas que o caboclo pôde manusear, foi o próprio conhecimento nos momentos de apuros, embrenhavam-se na mata sem a menor dificuldade, mapas, bussúlas, isso era artigo de luxo, para soldados e quando os caboclos achavam tal artificio não sabiam utilizar a tecnologia da época, porem conhecendo todas às rotas de fugas e de ataques possíveis, “mas sem armas”, assim, crianças, homens e mulheres, lutavam conta às força armadas do governo, para defender seus ideais, aos poucos o caboclo foi apoderando-se de armamento bélico que eram de militares mortos em cada conflito, mas a baixa era dos dois lados, nesse momento da carnificina é que surgem os Monges para trazer a palavra de Deus e a cura remediada para o povo, agora chamado de sertanejo.

Os monges que por aqui passaram, eram homens sábios, trazendo e fazendo vários tipos de remédios com plantas naturais, tinham visões do futuro próximo e assim acontecera seus ditos, foram ganhando a confiança de que os conhecera, todos tornaram-se adeptos de seus milagres.

Por fim, foram quatro anos de batalha sangrenta, cruel e desnecessária, até hoje não se sabe exatamente o número de baixas, o que se sabe é contado por pessoas quase sem à voz devida a idade estar tão avançada, que sofreram ainda, e não gostam de recordar os momentos vividos!