JERI/BARRAGRANDE/CARNAUBINHA/ILHA DAS CANÁRIAS E OUTROS

Estou nos últimos dias de férias. Saboreando cada minuto. É bom acordar sem responsabilidade, com um leque de opções para passear sem hora de voltar e sem outros compromissos. Na verdade essa moleza é bom por certo tempo depois tudo vira rotina e sem graça. Gosto de férias, mas amo trabalhar. O convívio com outras pessoa é salutar, nos sentimos úteis, somos obrigados a nos atualizar com a tecnologia e ficar informado do que se passa no país e no mundo.

O fato é que aproveitei muito bem os dias de folga. A princípio planejei uma viagem ao exterior. Cheguei até agência da viagem para fechar o pacote, quando vi o frio intenso nas regiões que pretendia ir adiei para outra temporada. Mesmo nos meus arredores aproveitei intensamente cada instante.

Não perdi a oportunidade de ir novamente a Jericoacoara município do Ceará que costuma chamar “Pedacinho do Céu”. Para quem não conhece é um local excêntrico. As ruas não tem calçamento, todas na areia. O calçado é o chinelo mesmo para andar confortavelmente. Não existe poste nos logradouros para não ofuscar a luz natural da lua e das estrelas. Nada que a lanterna do celular não resolva caso você precise de um pouco mais de claridade.

É recomendável deixar o seu carro em Jijoca e percorrer os 40 minutos para chegar a Jeri de jardineira ou transportes 4 x4 acompanhado de guia acostumado com o caminho que tem muita areia e lagoas em tempo de inverno. Os carros ficam guardados em estacionamento público. Não são permitidos transportes particulares nas ruas. Nessa linda praia cearense também não existe banco e nem caixas eletrônicos. Usa-se cartão de crédito ou dinheiro em espécie.

Apesar de conservar seu lado rústico encontramos restaurantes sofisticados e lojas de grifes. Em bugre você poderá fazer passeios inesquecíveis chegando a Lagoa Azul e a Pedra furada, por exemplo. É um costume tradicional no final da tarde apreciar o cair do sol na “Duna do Por do Sol”. Um lindo espetáculo.

A noite a Rua Principal é bastante movimentada e oferece gastronomia sofisticada. A caipirinha tem até de banana. E o forró tradicional se prolonga ao amanhecer.

A Barra Grande é outro local maravilhoso que visitei nesse período. Trata-se de uma praia localizada no município do Cajueiro da Praia que fica no litoral piauiense. O vento favorece a pratica do Kite Surf. Suas belezas naturais encantam os turistas. Servida de bons hotéis e boa gastronomia. Tem sido muito visitada por turistas e está chegando ao porte de Jeri.

Outra opção para as férias é a praia de Carnaubinha, fica no município de Luís Correia, local privilegiada com o espaço “Carnaubinha Praia Resort”, que oferece parque aquático, restaurante, cantinhos agradáveis, bares, terminando com o mar.

Nessas férias ainda me diverti no Islamar, hotel quatro estrelas que fica no município piauiense de Luís Correia, bem próximo praia do Coqueiro e tem restaurante e área de lazer aberta ao público. Local bonito, aconchegante e agradável mesmo. O Aimberê, outro Resort que fica no município de Luís Correia também oferece momentos agradáveis para o turista que quer se diverti. Sua linda decoração e seus jardins exóticos passa uma boa imagem ao visitante. Aproveitando essas férias fui ainda a ilha das Canárias divisa do Piauí com o Maranhão, o local tem vista linda, muita água e bela vegetação contando com dois bons e elegantes restaurantes: O Mateus Portela e o Tempero da Ilha, ambos com um ambiente de bom gosto entre o rústico e o moderno ao mesmo tempo. Lindo demais!

Esses foram recortes de minhas queridas e amadas férias. Curti muito!

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 03/03/2018
Código do texto: T6269323
Classificação de conteúdo: seguro