Pegue e Pague.

O povo tem uma mania besta de pegar as coisas da prateleira do Supermercado e já ir consumindo, mesmo na intenção de pagar no caixa com a embalagem vazia. Isto não é legal, segundo a lei, e poucos sabem disso.

A Lei Geral do Código Civil diz que se não pagou não te pertence, portanto nada de pegar. Claro que não especifica Supermercado ou qualquer estabelecimento, mas diz que só se pode consumir quando há " direito a propriedade" e ponto.

Eu nunca tive essa mania, mesmo quando não conhecia a lei, pois não me sentia confortável abrindo um produto e já ir consumindo, sem haver pago. A minha mulher já fez isso, com água mineral, e depois passou a garrafinha vazia pelo caixa. Eu não disse nada, pois também não sabia dos limites.

Os Supermercados se originam do antigo " Pegue e Pague", lá atrás, na idade da pedra lascada, e que eu saiba nunca foi " Pegue, Consuma e Pague".

Alguns comércios avisam com placas, mas é como se não existissem, ninguém as lê, e para não gerar conflitos por pouca coisa, com riscos de perder clientes, os comerciantes se submetem à vontade popular e os maus costumes.

Essa história de " Que mal tem...vou pagar mesmo...!"- Certo, mas a legislação prevê que isso não é correto, por mais bobo que seja ( o que não acho), não se deve descumprir. Falta aquela mentalidade que existe lá fora : " Eu não faço as leis, mas as cumpro ".

Para mim é uma questão de educação acima de tudo.

Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 07/03/2018
Reeditado em 07/03/2018
Código do texto: T6272830
Classificação de conteúdo: seguro